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Consumidor pode renegociar dívidas pela internet até o fim do mês

Consumidores poderão renegociar dívidas com instituições financeiras pela internet até 31 de maio por meio do site consumidor.gov.br. A ação faz parte da 4ª Semana Nacional de Educação Financeira, que envolve órgãos e entidades como o Banco Central, Ministério da Justiça e Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

O interessado deve registrar seu relato na plataforma. A empresa credora tem até 10 dias para manifestar-se a respeito. Após a manifestação, o consumidor tem mais 20 dias para responder e classificar a demanda como resolvida ou não resolvida.

A plataforma tem 377 empresas cadastradas, incluindo as maiores instituições financeiras do país. “Caso a dívida seja com uma instituição que não está cadastrada, o consumidor pode informar e a gente vai tentar contato”, explicou o secretário Nacional do Consumidor, Arthur Rollo.

Segundo dados do Banco Central e do Ministério da Justiça, no ano passado houve um total de 1,097 milhão de reclamações contra bancos e instituições financeiras nos canais de atendimento do BC e nos Procons de todo o país. No caso dos Procons, que representaram 597 mil do total, a maioria (29,6%) dizia respeito a cartões de crédito. Em segundo lugar (24,1%) ficaram reclamações sobre bancos comerciais e em terceiro (12,7%) sobre financeiras.

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