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Saiba como aproveitar a Black Friday para turbinar o seu negócio

Do outro lado do balcão (ou do computador) a Black Friday também é uma data cheia de oportunidades. Ao longo da sexta-feira, as promoções devem movimentar mais de R$ 2,1 bilhões, 34% a mais que no ano passado. Com tanta gente em busca de produtos e serviços, o momento é ideal para mostrar o que há de melhor no seu cardápio ou incluir novas opções. Confira algumas estratégias que podem ajudar a turbinar as vendas durante e, principalmente, após a sexta-feira acabar. 

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O que vender, por quanto

 

Ofertas são sempre atraentes, mas se passarem do ponto causam prejuízos. A Black Friday é a chance para divulgar os seus campeões de vendas. Evite ofertar produtos que estão “encalhados”: o consumidor percebe e não gosta.

 

Faça a correria

Vender é difícil, e entregar no prazo combinado também não é moleza. A tarefa fica ainda mais complicada porque, na maioria das vezes, não depende só do vendedor: envolve os Correios ou uma transportadora contratada. Uma estratégia inteligente é acrescentar um ou dois dias na data de entrega. Essa margem permite buscar soluções quando algo sai fora do planejado.

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Me passa o endereço?

 

A loja virtual não tem vitrine nem fachada, então precisa de divulgação ostensiva. Anunciar em buscadores e fazer parcerias com blogueiros são alternativas para ser visto e lembrado, além de criar e atualizar perfis da loja nas principais redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram.

Sistema parrudo

Seria desperdício demais preparar os produtos, as ofertas e a propaganda para, no final, perder vendas porque o seu site não suporta a demanda adicional da Black Friday. Acione o seu fornecedor de web para modular a capacidade da página, de acordo com a estimativa de visitas para o grande dia. A negociação com os fornecedores é essencial para conseguir oferecer descontos de verdade.

 

Só acaba quando termina

 

Fique atento e seja solicito no pós-venda. Canais para reclamações, elogios e sugestões dos clientes são fundamentais, assim como a velocidade nos casos de trocas, devoluções e ressarcimentos. Lembre-se que o evento é também uma ótima oportunidade para conseguir cadastros e, depois, aproveitá-los para marketing direcionado.

 

Planeje sua campanha

Antecedência é fundamental. Todos os departamentos da empresa (marketing, logística, comercial, estoque e tecnologia) devem trabalhar juntos. A Black Friday pode ser seu primeiro contato com muitos clientes e eles só voltarão à loja se ficarem satisfeitos com o  processo todo.

 

Prepare uma base de clientes

 

O  e-mail marketing é um dos canais com maior resultado de vendas na Black Friday, mas é importante não enviar promoções para pessoas que não estão interessadas em seus produtos. Há empresas com bases de clientes segmentadas em vários critérios. Caso haja verba para contratá-las, pense nisso. Ou faça isso você mesmo, pensando em alguma ação, presencial ou on-line.

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