Foco

Lojas antecipam Black Friday e tentam ‘roubar’ vendas do Natal

É na sexta-feira, mas nem tanto assim. Com estoques altos na indústria e no varejo, as lojas físicas e o comércio on-line anteciparam a Black Friday, para tentar fisgar o comprador antes da concorrência e reanimar as vendas, abaladas pela crise.

ANÚNCIO

Diferentemente do que ocorreu em 2015, um grande volume de promoções com o selo Black Friday teve início já no mês passado. Um levantamento nacional feito pela empresa de pesquisa de preços Shopping Brasil revela que 30% das promoções anunciadas em tabloides e em jornais já levam a marca desde o início de outubro. No mesmo período do ano passado, apenas 2,25% das promoções citavam a megaliquidação. O levantamento engloba eletroeletrônicos, alimentos, itens de higiene e beleza, bazar, perecíveis e farmácia, vendidos em supermercados, hipermercados, atacados, lojas de eletroeletrônicos e farmácias.

Leia mais:
Ofertas da Black Friday 2016 vão além dos eletrônicos; saiba mais
Muito cuidado para não cair em armadilhas na Black Friday

“A campanha está bem agressiva por causa da crise e as lojas estão tentando recuperar a queda nas vendas que houve neste ano”, afirma a diretora da Shopping Brasil, Renata González.

A Via Varejo, que reúne as bandeiras Casas Bahia e Ponto Frio, por exemplo, começou a fazer campanha de Black Friday com um número reduzido de itens desde o segundo final de semana de outubro, sempre às sextas e aos sábados, tanto no site como na loja física. A rede nega que a antecipação da liquidação esteja relacionada com o grande volume de produtos disponíveis hoje no mercado, mas admite que as negociações com a indústria foram mais favoráveis e que os preços ao consumidor serão mais agressivos do que em 2015.

Para a Associação Comercial de São Paulo, o marketing da Black Friday é a tábua de salvação para reduzir as perdas acumuladas pelo varejo no ano. Do outro lado do balcão, a palavra de ordem também é fazer bom uso do dinheiro. De acordo com o SPC Brasil, o consumidor está mais preocupado com o desconto: De 2015 para este ano, mais que dobrou, de 12,9% para 24,9%, a parcela de pessoas preocupadas com o abatimento, segundo aponta a pesquisa feita pela empresa.

NATAL ADIANTADO

ANÚNCIO

A cada ano, a Black Friday vem “roubando” vendas do Natal no comércio. E, neste ano de crise, essa tendência deve se acentuar, pois o consumidor está em busca de mais e maiores descontos.

A intenção de antecipar as compras de dezembro para novembro fica clara em duas pesquisas recém divulgadas. Quase a metade (48%) dos consumidores que já fizeram pelo menos uma vez na vida compras pela internet pretendem comprar presentes de Natal na Black Friday, segundo enquete on-line com cerca de mil pessoas feita pela Bonus Quest. Um levantamento do Ibope, realizada para a área de varejo do Google, chegou a um resultado semelhante: 47% dos internautas declararam que planejam antecipar compras de Natal na megaliquidação.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias