Foco

Fundação Pró-Sangue faz campanha e pede mais voluntários tipo O

No Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue celebrado nesta sexta-feira, hemocentros promovem ações de incentivo para aumentar os estoques de sangue na capital. Na Fundação Pró-Sangue, que responde por 35% do abastecimento dos hospitais, a campanha tem o apoio da BandNews FM e vai até sábado. Para doar é preciso estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos.

ANÚNCIO

Todos os grupos sanguíneos são bem-vindos, mas os tipos O e os com fator Rh negativo (O-, A-, AB- e B-) são os mais visados pela fundação, que tem baixas de estoque. “O sangue tipo O é raro e assim como os com fator Rh negativo costumam faltar”, diz o hemoterapeuta da Pró-Sangue, Cássio Marcos de Carvalho Giannini.

Até ontem a fundação tinha apenas 178 bolsas de sangue do tipo O+ em estoque e 61 do tipo O-; o ideal seria 632 e 67, respectivamente. “Cada doação corresponde a uma bolsa de 450 ml. O processo de coleta é rápido e dura 50 minutos.”

Em outubro, a Pró-Sangue coletou 9.634 bolsas de todos os tipos sanguíneos e, neste mês, espera alcançar 9.692. A margem, entretanto, segue abaixo da ideal, que é de 12,5 mil bolsas por mês. 

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias