Foco

Preço do aluguel segue em queda no país; recuo de 0,17% em outubro

Os preços médios para novos aluguéis residenciais recuaram 0,17% em outubro, marcando a 17a queda em 18 meses, segundo o índice FipeZap de Locação.

ANÚNCIO

Em 12 meses até outubro, o recuo real foi de 10,82%. Essa variação é resultado de uma queda nominal dos preços dos aluguéis anunciados de 3,80% no período, contra uma inflação de 7,87% medida pelo IPCA.

As 11 cidades monitoradas pelo índice mostraram resultados inferiores à inflação em 12 meses. Apenas em Curitiba e São Bernardo não houve queda nominal. O maior recuo foi registrado no Rio de Janeiro (-6,57%). Em São Paulo, a queda nominal ficou em 3,08%.

Ao mesmo tempo em que os preços de novos aluguéis recuam, a inflação medida pelo IGP-M, índice usado para reajuste da maior parte dos contratos em andamento, ficou em 8,78%. Isso significa que pode valer a pena negociar um reajuste menor com o proprietário do atual imóvel ou procurar um novo.

Para proprietários de imóveis, o rendimento com o aluguel a receber nos próximos 12 meses será de 4,4%, segundo o índice FipeZap. A variação está acima do ganho da poupança no mesmo período, que apresenta queda real de 0,3%, mas distante da taxa de juros real, de 7%. 

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias