Foco

Eleitores de 57 municípios voltam às urnas neste domingo

selo-eleicoes-2016 eleicaoNo domingo, eleitores de 57 municípios voltam às urnas para eleger, em segundo turno, os prefeitos que assumem o cargo a partir de 1º de janeiro de 2017 para um mandato de quatro anos. Nas 18 capitais com disputas, oito atuais prefeitos tentarão a reeleição. Em seis Estados, nenhuma cidade terá nova votação: Acre, Paraíba, Piauí Roraima, Rio Grande do Norte  e Tocantins.

ANÚNCIO

O pleito será restrito às capitais em Alagoas, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Sergipe. Bahia e São Paulo terão segundo turno apenas em cidades do interior. Nos outros nove Estados haverá disputa nas capitais e no interior.

Em relação aos partidos, o PSDB tem o maior número de candidatos: 19, seguido pelo PMDB, com 16; PSB, 9; o PDT, 8; e PSD e PT, 7 cada.

Recomendados

A Força Nacional de Segurança estará presente em São Luís, Rio de Janeiro, Fortaleza, Curitiba, Ponta Grossa e Maringá.

Justificativa

Eleitores fora do domicílio eleitoral poderão justificar o voto num cartório eleitoral. Mesmo quem não compareceu à seção eleitoral no primeiro turno ou nem conseguiu justificar a ausência poderá votar normalmente no domingo.

O prazo para justificar a ausência é de 60 dias após o dia da votação: 1º de dezembro, para o primeiro turno; e 29 de dezembro, para segundo turno. O eleitor que não justificar paga um multa e, até o título de eleitor ser regularizado, fica proibido de pedir passaporte ou  carteira de identidade e não recebe salário, em caso de servidor público.

rumo-a-prefeitura

Tags

Últimas Notícias