Foco

Escolas estaduais de SP vão ter merenda assinada pela chef Rueda

Nesta segunda-feira, na hora do intervalo da Escola Estadual Maria José, no centro, quando os alunos enchiam o refeitório, uma parte corria direto para a fila da cantina e outra ia conferir, com olhar curioso, a comida preparada pela cozinheira do dia, Janaina Rueda.

ANÚNCIO

A chef, que comanda o restaurante Bar da Dona Onça, no centro, fez uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação, no projeto Cozinheiros da Educação, que vai reformular o cardápio da merenda dos jovens de todas as escolas do Estado e treinar as merendeiras.

Na estreia do projeto piloto – na escola onde Janaina estudou – o prato foi arroz integral com lentilha, ovo pochê cozido no repolho e salada de beterraba. “As refeições só terão produtos in natura e é meu desafio fazer com que os alunos entendam a importância de uma alimentação saudável”, disse a chef.

Captura de Tela 2016-08-01 às 21.34.32

A escolha não foi aleatória: “O prato vegetariano é provocativo, eu sabia que as crianças iam estranhar”. Janaina ficará no colégio por dez dias e depois fará treinamento com merendeiras da região central e supervisionar a implementação.

O aluno Ismael Bertili, 17 anos, aprovou a mudança: “Antes a comida era muito gordurosa, já ficou bem melhor”. Ele concorda que a aceitação não é imediata: “Os alunos não estão acostumados com esse tipo de comida, mas vão gostar”.

Há três anos merendeira da escola, Angélica Santana, 53 anos, passou pelo treinamento e gostou da experiência: “As receitas são fáceis de preparar”.

O projeto tem duração de dois anos e será implantado no Estado por etapas. “Ele vai se expandir para toda a rede e alcançar 1,8 milhão de alunos”, disse a nutricionista da pasta que coordena o projeto Giorgia Tavares. 

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias