Foco

Oposição tem assinaturas válidas contra Nicolás Maduro

A coalizão de oposição na Venezuela MUD (Mesa de Unidade Democrática) declarou nesta terça-feira que os votos necessários para abertura de referendo para revogar o mandato de Nicolás Maduro foram validados. Eram necessários 200 mil nomes para o processo. Dos 1,8 milhão colhidos pelos opositores, 1,3 milhão teriam sido validados pelo CNE (Conselho Nacional Eleitoral).

ANÚNCIO

O porta-voz do MUD, Jesús Torrealba, afirma que teve a confirmação após reunião com Luis Emilio Rondón, um dos reitores do órgão.

O referendo ainda precisa de uma segunda etapa de recolhimento de assinaturas. Desta vez, serão necessárias 3,9 milhões, apresentadas com impressão digital. Apenas depois desta etapa o referendo é convocado. São necessários 7,5 milhões de votos para tirar o presidente do cargo.

Manifestação

A demora para a validação motivou nesta terça-feira, antes do anúncio, segundo dia de protestos na capital Caracas. Desta vez, manifestantes foram recebidos com bombas de gás lacrimogêneo pelas forças de segurança. Soldados da Guarda Nacional armaram barreira para que o público não chegasse ao CNE.

O jornal venezuelano “El Nacional” informou que o conselho e suas sedes regionais precisaram ser esvaziadas por conta de ameaças de bomba, que mais tarde se constatou serem falsas. A interdição dos prédios impediu novas manifestações pelas validações.

A Venezuela enfrenta uma de suas piores crises econômicas, com inflação alta e falta de alimentos e remédios para a população.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias