Foco

Dicas simples ajudam a fazer bons negócios sem criar problemas financeiros

A data mais esperada do varejo chegou l image source/ folhapress
A data mais esperada do varejo chegou l image source/ folhapress

É  hoje. A data mais esperada do varejo chegou e é comum que compradores queiram aproveitar ao máximo os descontos oferecidos, sobretudo em um ano em que o poder de compra foi afetado pela economia do país. Mas para garantir que os preços atrativos não se tornem um pesadelo no orçamento em pouco tempo, a dica é comprar de forma consciente e ciente daquilo que se precisa.

“O ideal é que o consumidor tenha um planejamento prévio que esteja dentro de seu orçamento e avalie se ele precisa mesmo daquele produto independente de ele estar na promoção”, explica o coordenador de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Marcelina, Reginaldo Gonçalves.

Recomendados

Para o consultor contábil, neste ano deve ser ainda mais difícil fugir das tentações porque a expectativa é de que os preços sejam mesmo mais baixos do que de costume. No entanto, segundo ele, ainda assim é preciso ficar atento. “Se os descontos forem muito altos, desconfie.”

E os cuidados não ficam restritos apenas ao momento de escolher e decidir pela compra do produto. É importante também ficar atento ao melhor modo de efetuar o pagamento, o que acaba gerando dúvidas no consumidor.

“Se houver um bom desconto é sempre melhor comprar à vista. Até porque isso indica que o consumidor dispõe de uma reserva para aquela compra e que está mais tranquilo para gastar. Mas se o lojista oferece algum benefício para o pagamento em parcelas, então é melhor  optar por ele, desde que não haja atraso. Nesse caso, o consumidor deve assumir algo em parcelas mais curtas”, afirma Gonçalves.

Com muitas lojas oferecendo opções de pagamentos por meio do cartão de crédito, o consultor aconselha ainda que o comprador esteja certo de estar em dia com os débitos do cartão para não se endividar ainda mais em tempos de crise. Para casos como esse, a orientação é resistir às tentações.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos