Foco

Após ‘ameaça eminente’, Bélgica eleva ao máximo nível de alerta terrorista

Soldados belgas patrulham estação de trem em Bruxelas | Francois Lenoir/Reuters
Soldados belgas patrulham estação de trem em Bruxelas | Francois Lenoir/Reuters

ANÚNCIO

A Bélgica elevou ao máximo, neste sábado, seu nível de alerta terrorista para a região de Bruxelas, devido a uma «ameaça iminente» – anunciou o governo.

Em nota, a Organização de Coordenação para a Análise da Ameaça (Ocam, na sigla em francês) informou que «o nível de alerta terrorista passou para nível 4, muito grave, para a região de Bruxelas».

«A análise mostrou uma ameaça séria e iminente que precisa de medidas de segurança específicas e de recomendações detalhadas para a população», disse a Ocam, subordinada ao Ministério belga do Interior.

As autoridades recomendam evitar áreas onde há grande concentração de pessoas, como shows, ou centros de transporte da capital belga. A sede da União Europeia e o quartel-general da Otan ficam em Bruxelas.

Armas são encontradas em casa de suspeito de ataques em Paris, dizem promotores

Promotores federais belgas disseram neste sábado que os investigadores encontraram algumas armas na casa de uma pessoa acusada na sexta-feira de crimes de terrorismo relacionados com os ataques da semana passada em Paris.

ANÚNCIO

O gabinete da promotoria afirmou em um comunicado que não foram achados explosivos nem um cinto suicida, e não deu detalhes sobre as armas encontradas.

Um juiz acusou formalmente a pessoa, que não foi identificada, na sexta-feira, pela participação em atentados terroristas e atividades de uma organização terrorista.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias