Foco

Turquia bombardeia localidade curda na Síria e deixa ao menos 4 feridos

Tanques turcos bombardearam esta madrugada uma localidade no Norte da Síria, ferindo pelo menos quatro rebeldes aliados dos curdos, informou nesta segunda-feira (27) o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

ANÚNCIO

“Vários projeteis disparados por tanques turcos caíram sobre a localidade de Zur Maghar, controlada pelas Unidades de Proteção Popular Curdas”, disse o Observatório. “Quatro soldados ficaram feridos”, acrescentou.

O diretor do grupo, Rami Abdel Rahman, explicou que os quatro eram membros de forças rebeldes que lutam ao lado dos curdos contra o Estado Islâmico e que não pertencem às unidades de Proteção Popular.

Zur Maghar fica próximo à fronteira com a Turquia, a leste da cidade de Jarabulus, na província de Alepo.

Segundo Abdel Rahman, o incidente parece ser o ataque mais grave da Turquia a zonas controladas por curdos no conflito sírio.

Recentemente, a Turquia começou a atacar o Estado Islâmico na Síria e a deter os simpatizantes do grupo, mas tomou também como alvo o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), com fortes ligações às unidades de Proteção Popular na Síria.

Primeiro-ministro turco diz que país não vai mandar tropas para a Síria
A Turquia não vai enviar tropas para o país vizinho, a Síria, onde tem bombardeado as posições do Estado Islâmico, em uma operação que pode “mudar o equilíbrio” da região, disse o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu.

ANÚNCIO

“Não vamos enviar tropas para o terreno”, declarou ele, de acordo com o jornal diário Hurriyet, ressaltando que não quer o grupo Estado Islâmico nas suas fronteiras.

A Turquia lançou duas «ofensivas antiterroristas” contra os jihadistas e militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), atingindo suas posições com ataques aéreos.

Segundo Davutoglu, os ataques turcos contra o Estado Islâmico e os militantes do PKK no Iraque e na Síria vão “mudar o equilíbrio” na região. A Turquia deu luz verde aos Estados Unidos para usarem uma base aérea próximo da Síria para bombardear o Estado Islâmico.

O acordo para o uso da base de Incirlik, no Sul da Turquia, surgiu após meses de difíceis negociações entre representantes turcos e norte-americanos.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias