Foco

Investigadores recuperam áudio de caixa-preta de avião que caiu na França

Investigadores que apuram as causas do acidente com um Airbus A320 nos Alpes franceses conseguiram extrair, nesta quarta-feira, áudio utilizável de uma caixa-preta recuperada no local do desastre, disse a agência francesa que investiga acidentes aéreos.

«Conseguimos recuperar um arquivo com dados de áudio que pode ser usado», disse o membro da agência Remi Jouty em entrevista coletiva, acrescentando que ainda é cedo para se tirar conclusões sobre as causas do acidente.

«Será realizado um trabalho detalhado com o arquivo para entender, interpretar as vozes e sons que puderem ser ouvidos no arquivo», afirmou, acrescentando esperar ter mais análises sobre as vozes em «questão de dias».

Recomendados

Leia mais:
Líderes da Alemanha, França e Espanha visitam local de acidente aéreo

França prevê investigação longa

O governo da França afirma que a investigação do acidente com o avião da companhia alemã Germanwings será longa. Segundo as autoridades francesas, o trabalho dos legistas será bastante difícil porque a aeronave foi pulverizada.

Antes de se chocar contra os alpes franceses, o Airbus A320 teve uma queda brusca – que, segundo o presidente da companhia, durou 8 minutos. Ainda não há informações, no entanto, sobre a causa dessa queda de altitude.

Não se sabe também se as 150 pessoas que estavam a bordo perderam a consciência no momento em que isso aconteceu ou se permaneceram lúcidas até o avião bater no solo.

A aeronave da Germanwings, filial de baixo custo da Lufthansa, decolou de Barcelona, na Espanha, pouco depois das 9h (5h de Brasília) e tinha como destino a cidade alemã de Düsseldorf. Às 10h47min (horário local) o piloto fez o último contato com os controladores do tráfego aéreo: «urgente, urgente. Emergência, emergência», disse.

Os destroços foram encontrados ainda na manhã de terça, num local de difícil acesso. Uma das caixas-pretas foi localizada. Segundo o ministro de Interior da França, Bernard Cazeneuve, o equipamento está bastante danificado, mas ainda assim será possível fazer a análise das últimas conversas dos pilotos.

[metrogallerymaker id=»622″]

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos