Brasil

Mulheres entre 50 e 69 anos poderão fazer mamografia sem pedido do médico

O objetivo é ampliar o acesso aos exames na rede pública e incentivar a detecção precoce do câncer de mama | Andreas Rentz/Getty Images
O objetivo é ampliar o acesso aos exames na rede pública e incentivar a detecção precoce do câncer de mama | Andreas Rentz/Getty Images

As moradoras do Estado de São Paulo, com idades entre 50 e 69 anos, poderão fazer exames de mamografia gratuitamente e sem o pedido médico. Os exames serão feitos pelo Sistema Único de Saúde e serão agendados de acordo com o mês de aniversário.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, mais de 300 serviços de saúde com mamógrafo estarão à disposição para ofertar o procedimento. A medida integra o programa «Mulheres de Peito» e começa a valer na segunda quinzena de fevereiro.

O objetivo é ampliar o acesso aos exames na rede pública e incentivar a detecção precoce do câncer de mama. Este ano, o prograva vai beneficiar as mulheres que nasceram em anos pares. As aniversariantes de janeiro e fevereiro poderão ligar para um call center da Secretaria para agendar o exame.

No próximo mês, será a vez das mulheres que aniversariam em março. Já as mulheres que nasceram em ano ímpar terão acesso ao benefício em 2015. A previsão é de que a mamografia seja realizada em até 45 dias após a solicitação. Caso seja detectada alguma alteração, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para acompanhamento ou tratamento, de acordo com cada situação.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos