Foco

Memorial de Mandela tem coleção de gafes

Suposto intérprete gesticula ao lado do presidente dos EUA Barack Obama, durante cerimônia em homenagem a Nelson Mandela | Getty Images News
Suposto intérprete gesticula ao lado do presidente dos EUA Barack Obama, durante cerimônia em homenagem a Nelson Mandela | Getty Images News

Um falso intérprete da língua de sinais subiu ao palco durante o memorial em homenagem a Nelson Mandela na terça e gesticulou bobagens diante de uma audiência de milhões, revoltando surdos em todo mundo.  Foi mais um capítulo na longa lista de gafes cometidas na cerimônia – a mais famosa, até agora, foi o autorretrato de Barack Obama, com  a primeira-ministra dinamarquesa.

ANÚNCIO

A DeafSA, principal associação de surdos da África do Sul, condenou a presença do homem desconhecido no memorial de Mandela, em que estiveram presentes o presidente sul-africano Jacob Zuma e vários líderes mundiais, incluindo a presidente Dilma Rousseff e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Enquanto líderes discursavam no estádio Soccer City, com capacidade para 95 mil pessoas, o jovem de terno com uma credencial oficial no pescoço fez uma série de gestos com as mãos que os especialistas disseram não significar absolutamente nada.

Recomendado:

“Ele estava basicamente gesticulando. Ele não seguiu nenhuma regra gramátical e estrutura da linguagem. Apenas inventou os sinais enquanto seguia adiante”, disse à Reuters Delphin Hlungwane, uma intérprete oficial da linguagem de sinais sul-africana na DeafSA. “Havia zero por cento de exatidão. Ele não conseguia acertar o básico.”

Foi lançada uma caçada ao misterioso homem. “Ninguém sabe quem ele é. Até agora ainda não sabemos seu nome”, disse Hlungwane.

 

Velório

O corpo do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela chegou ontem de manhã ao edifício Union Buildings, sede do governo sul-africano, na capital Pretória, onde o herói da luta contra o apartheid será velado.

Milhares de pessoas tomaram as ruas da cidade para acompanhar a procissão de motos da polícia, liderada pela carro fúnebre preto levando o caixão de Mandela envolto em uma bandeira da África do Sul.

Tags


Últimas Notícias