Estilo de Vida

5 dicas para ter uma mente descansada e mais produtiva

Buscar pausas no dia a dia tumultuado é bem mais do que um mecanismo de autocuidado

Meditação é forma de relaxar o cérebro no dia a dia

É no fim do ano que o cansaço acumulado costuma dar as caras. Depois de meses de muito trabalho, corpo e mente entendem que é preciso relaxar e recarregar as baterias para a próxima temporada que se aproxima.

“Apesar de ser desafiador, uma solução que adotei nos últimos anos, para reduzir o esgotamento físico e mental, é ter técnicas que me permitem desligar a mente, mesmo que temporariamente, de forma que eu possa encontrar momentos de relaxamento da mente e do corpo”, comenta Sandya Coelho, diretora do GetNinjas, aplicativo para contratação de serviços.

Buscar pequenos descansos no dia a dia tumultuado não é apenas um mecanismo de autocuidado, mas também uma ferramenta de produtividade e até mesmo de gestão de pessoas. Para auxiliar os profissionais que queiram ser mais produtivos em 2023, mas sem abrir mão do bem-estar, Sandya lista abaixo 5 atividades para descansar a mente, com base, inclusive, em sua vivência. Confira:

  • Praticar yoga e meditação. Há diversas formas de relaxar o cérebro no dia a dia e uma delas é a meditação. Sandya diz ser adepta do combo meditação e yoga há mais de cinco anos. A executiva reserva um período da manhã para a prática, ou no final do dia, e é testemunha dos benefícios já mapeados por pesquisas científicas. “Nos dias em que medito, consigo ser mais paciente e ponderada ao tomar decisões ou lidar com desafios no trabalho e na vida pessoal.”
  • Escolher atividades físicas divertidas. “Chato” e “repetitivo” são alguns dos adjetivos usados por pessoas que não gostam de se exercitar ao descrever algumas atividades físicas. Para tornar os exercícios físicos mais divertidos, Sandya testa práticas diferentes para ver com qual modalidade ela se identifica mais. Segundo a executiva, a preferência é por esportes nos quais não parece que está se exercitando, como as aulas de escalada, tecido ou passeios de bicicleta.
  • Passar um momento com pessoas queridas. Muitas vezes estamos tão conectados aos nossos compromissos que não nos dedicamos com atenção integral às pessoas queridas com quem convivemos. “Esse, considero ser um fator muito importante para ajudar a desligar a mente dos problemas do dia a dia. Estar com atenção presente e dedicada durante uma conversa com amigos ou familiares, ou durante uma brincadeira com crianças”, diz.
  • Dedicar um tempo para se inspirar. Ler livros ou assistir séries e documentários sem um compromisso produtivo. Para esses momentos, Sandya diz preferir séries ou filmes mais descontraídos ou inspiracionais. O mesmo vale para livros, que pode ser desde um romance até algo sobre viagens ou a filosofia yogi.
  • Realmente se desligar durante as férias do trabalho. “Algo que aprendi com o tempo é que o mais importante das férias é realmente desligar”, aconselha Sandya. Para a executiva, os dias sem compromisso têm o poder de ajudar as pessoas a se reconectarem consigo mesmas e, dessa forma, recuperar a energia. Mas para alcançar esse benefício é preciso saber desligar, de fato, das preocupações do trabalho.
Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos