Estilo de Vida

Historiadora explica por que fome tem aumentado no Brasil, mesmo com investimentos no agronegócio

Adriana Salay acredita que população passando fome faz parte de projeto político

Frutas
Frutas (Foto: Magda Ehlers/Pexels)

Após anos em queda, a fome voltou a crescer no Brasil dos últimos anos. Atualmente, 15,5% da população sofre com a falta de alimentos.

ANÚNCIO

Isso equivale a 33 milhões de brasileiros em situação de escassez, principalmente nas áreas rurais do Norte e do Nordeste. Os dados são do Instituto DataFolha.

Ao mesmo tempo, o agronegócio vive um ótimo momento, vendendo seus produtos para países como China e Estados Unidos, como mostram os dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Recomendados

Com a alta da exportação, ao mesmo tempo em que a fome também aumenta no país, fica o questionamento: por que tanta gente está passando necessidades no Brasil?

Em entrevista à revista Gama, a historiadora Adriana Salay explicou o motivo para isso. Para ela, manter a população passando fome faz parte de um projeto político do Governo.

A gente tem um país que exporta muito alimento, mas que não alimenta sua população, porque o objetivo da produção não é alimentar, é vender mercadoria”, apontou ela.

Adriana também acredita que as casas chefiadas por mães ficaram muito mais vulneráveis durante a pandemia de covid-19.

“Uma parcela das mulheres, por socialmente serem responsáveis por esse trabalho não remunerado da casa, tiveram que deixar o mercado de trabalho para cuidar das crianças que estavam sem escola e sem rede de apoio por esses dois anos”, lembrou.

Para ela, a solução - no caso do Brasil - está na ampliação e fortalecimento de políticas públicas que dá poder de compra à população.

“Ampliação do Auxílio Brasil, do salário mínimo, do PAA [Política de Aquisição de Alimentos]”, enumerou.

Contudo, para o atual governo tudo isso não passa de mentira. Segundo o ministro da Economia Paulo Guedes, “é fake news”.

“Se dos 33 milhões, aparecerem uns 3 milhões, 4 milhões, serão bem recebidos, a gente dá o Auxílio [Brasil]”, disse ele, em entrevista ao programa Pânico.

Leia também: Juíza do AM flagrou policiais rasgando CNH de motoboy durante abordagem

Tags

Últimas Notícias