Estilo de Vida

Pesquisadores descobrem célula que pode destruir maioria dos tipos de câncer, como próstata e mama

Segundo publicação da revista ‘Nature’, essa pode ser esperança para tratamento no futuro

Pesquisadores da Universidade de Cardiff descobrem nova célula que pode destruir cânceres (Reprodução)

Pesquisadores da Universidade de Cardiff, no País de Gales, no Reino Unido, descobriram acidentalmente um novo tipo de célula que se mostrou ser capaz de destruir a maioria dos tipos de câncer, como de pulmão, mama, próstata, entre outros.

A descoberta, publicada na revista “Nature”, mostra que os cientistas procuravam células imunológicas capazes de combater bactérias, quando se depararam com um tipo totalmente novo de célula T. Segundo a publicação, ela carrega um receptor que age como um gancho, agarrando-se à maioria dos cânceres, enquanto ignora células saudáveis.

Os estudos de laboratório continuaram e mostraram que as células equipadas com o novo receptor se mostraram capazes de destruir cânceres como de pulmão, pele, sangue, cólon, mama, osso, próstata, ovário, rim e cérvix.

Recomendados

O cientista Andrew Sewell, o principal autor do estudo, disse que apesar da descoberta ter sido acidental, agora representa uma grande perspectiva para uma terapia universal dos mais diversos tipos de câncer.

Sewell destacou que a célula imune pode ser bastante rara, porém ainda não está descartado que muitas pessoas a tenham, mas, por alguma razão, ela segue inativada. Essa questão ainda é um mistério e é foco de estudos por parte dos pesquisadores.

O cientista explicou, ainda, que a célula imune se liga a moléculas das cancerígenas, o que significa que o tratamento desenvolvido a partir delas poderia ser compartilhado entre as pessoas, aumentando a possibilidade de criação de bancos de células imunes especiais para tratamentos no futuro.