Estilo de Vida

Como detectar asma em crianças e não confundi-la com outra doença?

Doença é comum e afeta cerca de 20 milhões de pessoas no país

Asma
Como detectar asma em crianças e não confundi-la com outra doença? Imagem: Pexels

A asma, também conhecida como bronquite asmática ou bronquite alérgica, é uma condição que afeta os pulmões, causando inflamações nos bronquios. Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), mais de 20 milhões de brasileiros, entre adultos e crianças, sofrem com a doença. Do total, 5% apresenta a forma mais grave.

ANÚNCIO

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), os principais sintomas de asma são:

  • Falta de ar ou dificuldade para respirar;
  • Sensação de aperto no peito ou peito pesado;
  • Chio ou chiado no peito;
  • Tosse.

Em entrevista ao site Nueva Mujer (texto em espanhol), a Dra. Elsy Navarrete, médica especializada em alergologia e imunologia pediátrica, diz que podem levar até 10 anos para ser feito o diagnóstico em crianças, pois existem situações onde a asma é confundida com outras doenças.

Recomendados

“É muito comum que a asma se confunda com rinite, dermatite atópica e geralmente são crianças que estão sempre doentes ou que não podem ser expostas ao frio porque podem contrair doenças respiratórias”, mas é porque não receberam diagnóstico”, explica Navarrete.

LEIA TAMBÉM: Suco natural de abacaxi e beterraba para dormir melhor

A asma não é contagiosa, porém é mais frequente em pessoas que já possuem histórico familiar, seja da própria condição ou de outras doenças respiratórias. Ela também não tem cura e deve ser controlada com remédios indicados por médicos especialistas, como pneumologista ou imunoalergologista.

Entre os remédios, pode ser indicado uma fórmula para aliviar a inflamação nas vias respiratórias e que possivelmente será utilizado diariamente. Existem também aqueles remédios para ser utilizado em emergências, quando ocorrer uma crise asmática.

⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅

ATENÇÃO!

Este texto tem como objetivo apenas informar como a condição e não tem como intuito e nem deve ser utilizado como diagnóstico médico. Se houver dúvidas. consulte um médico especialista e nunca faça o uso de medicamentos sem a prescrição de um profissional da área da saúde.

⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅⋅

LEIA MAIS:

Fique de olho: falta de sono pode prejudicar as células-tronco nas suas córneas

Ex-BBB Patrícia Leitte sofre ‘derrame ocular’ e desabafa sobre rejeição: ‘Olham com nojo’

Relaxa… As 3 melhores vitaminas e suplementos contra o estresse

Tags

Últimas Notícias