Estilo de Vida

Dores posturais? Veja dicas de alongamentos para serem feitos em casa

Esses alongamentos ajudam a evitar incômodos causados pelo excesso de tempo sentado

Dores posturais? Veja dicas de alongamentos para serem feitos em casa
Dores posturais? Veja dicas de alongamentos para serem feitos em casa Foto: Pexels

As buscas pelo termo ‘dor nas costas’ cresceu 38% durante a pandemia, de acordo com o Google Trends. Mas não é apenas as costas que sofrem pela postura incorreta. Todo o corpo pode sofrer com incômodos, principalmente se você passar muitas horas em frente ao computador. Por isso, é preciso que seja realizado alguns exercícios de alongamentos para aliviar essas dores.

ANÚNCIO

“Além de ser uma maneira de desestressar, se alongar é uma forma de manter os músculos preparados para longas horas na posição sentada”, aconselha a personal trainer, Thais Ghendov.

Para auxiliar a população que está passando por esses momentos de incômodos devido às muitas horas na cadeira do computador, a personal separou alguns alongamentos que podem ser feitos em casa em poucos minutos.

Recomendados

Alongamento para os glúteos e lombar

Nesse exercício são estimulados os músculos do glúteo e da lombar. Depois de deitar de barriga para cima, é necessário apoiar o pé esquerdo no chão, dobrar a outra perna e apoiar em cima da perna esquerda. Em seguida, as mãos devem “abraçar” a perna esquerda. Em seguida, o movimento deve ser repetido da mesma forma com a perna direita.

Alongamento para a lombar

Para atenuar as dores na lombar são necessárias duas cadeiras. Primeiramente é preciso sentar-se na ponta da primeira cadeira, com os dois pés apoiados no chão; depois, inclinar-se para frente, com os braços esticados e apoiados na segunda cadeira.

Alongamento para o tronco

O exercício abaixo estimula os músculos que compõem a lateral do tronco e consequentemente, é um alongamento que ajuda na melhora da postura corporal. Para praticá-lo, é necessário ter uma cadeira de apoio.

Alongamento para a cervical

Para amenizar os desconfortos na região cervical, é necessário manter uma postura correta e com uma das mãos, puxar a cabeça para uma das laterais. O movimento é feito com delicadeza.

Outro exercício simples que auxilia no alongamento da área cervical é a movimentação da cabeça para o lado direito e o lado esquerdo. A única ressalva fornecida pela personal trainer é que pessoas que tenham labirintite podem sentir um desconforto durante o movimento.

Alongamento dos ombros

Para alongar os ombros, é necessário esticar o braço para o lado contrário; por exemplo, para estimular os músculos do braço direito, é preciso esticá-lo para o lado esquerdo. Em seguida, apoie a outra mão no cotovelo para manter o braço esticado na mesma posição.

Alongamento da coluna

Esse é um exercício que trabalha a coluna como um todo, até a região dos ombros. Para praticá-lo é necessário ter uma cadeira por perto. O primeiro passo é ficar de pé e distanciar as pernas; depois basta se inclinar para frente e apoiar as mãos no encosto da cadeira.

ATENÇÃO!

Caso as dores persistam, é necessário procurar um médico. Nunca se medique sem a prescrição de um especialista.

LEIA MAIS:

A rotina fitness de Zendaya

Nosso corpo muda todo dia e uma influenciadora provou isso

“Estava desesperada!”: Mulher tem reação alérgica assustadora após procedimento estético

Tags

Últimas Notícias