Estilo de Vida

“Açúcar não é o vilão, o vilão é o excesso”, diz nutricionista

Substância é essencial para dar energia ao corpo, porém o consumo em excesso pode trazer vários problemas de saúde

“Açúcar não é o vilão, o vilão é o excesso”, diz nutricionista

Quando se pensa em dieta, uma das primeiras coisas que passa pela cabeça é que o açúcar precisa ser eliminado de uma vez por todas da alimentação. Porém, isso não é a verdade.

O açúcar tem papel fundamental pois ele é fonte de energia. No organismo o carboidrato, se transforma em glicose e é ela quem faz as células funcionarem. Caso ele seja consumido em excesso, ocorre um desiquilíbrio na produção de insulina, ocasionando uma série de efeitos negativos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica um consumo de 50g diárias de açúcar, o que totaliza 18,2 kg por ano. Mas o número consumido no Brasil é bem maior que isso: a média de consumo é de 80g/dia, ou 30 kg por ano, excedendo em 66% do recomendado.

Recomendados

LEIA TAMBÉM:

5 coisas que você deve fazer ao acordar para aproveitar o dia de um jeito muito melhor

Com que frequência você deve ir ao banheiro? Descubra a resposta agora mesmo

Seja mais saudável: conheça as frutas que você pode comer com casca

Mas porque é consumido tanto açúcar? A nutricionista Amanda Matos diz que o motivo é o fato da substância gerar uma sensação do prazer viciante. “Porém não dá para comparar o que muitos chamam de ‘vício em comida’ com o vício em substâncias ilícitas. Isso porque nenhum alimento é capaz de gerar sintomas de crise de abstinência, por exemplo”, explica.

Alguns malefícios causados pelo consumo exagerado de açúcar são a diabetes e a obesidade, problemas que afetam uma grande parte da população brasileira. Mas existem outros riscos. “O excesso de açúcar branco, por exemplo, danifica a boa flora intestinal prejudicando a absorção de nutrientes e a imunidade. É, neste momento, que devemos nos alimentar com consciência, estando atento às nossas escolhas”, comenta Amanda.

A nutricionista complementa dizendo que não é preciso cortar o açúcar de vez da alimentação, pois não é dessa forma que será alcançado o emagrecimento saudável. A falta dele pode gerar inclusive indisposição e afetar o humor.

“O que deveria acontecer é o consumo do açúcar de maneira moderada, como tudo na vida. Procure não ultrapassar a quantidade diária recomendada e dê preferência ao açúcar naturalmente presente nos alimentos e às suas formas menos processadas. Comece reeducando o seu paladar e procure ingredientes e produtos de qualidade”, finaliza.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos