Estilo de Vida

Os cuidados com a depilação durante o verão

Especialista lista 7 dicas para retirar os pelos indesejados sem correr riscos

Os cuidados com a depilação durante o verão
Os cuidados com a depilação durante o verão Foto: Freepik

Durante o verão, algumas pessoas capricham na depilação, para curtir a piscina e a praia da forma que se sintam mais confortáveis. Porém, é preciso tomar cuidado com essa união entre ausência de pelos indesejados e o sol. “Com a maior incidência dos raios solares, deve-se aumentar os cuidados tanto antes quanto após o procedimento de eliminação dos pelos para, assim, evitar manchas”, explica Regina Jordão, fundadora de uma rede de franquias de depilação.

ANÚNCIO

Pensando nisso, a especialista destaca os principais cuidados para se ter com a depilação durante o verão:

Faça esfoliação e evite roupas muito apertadas

Recomendado:

É importante, entre três e sete dias antes da depilação, fazer uma esfoliação e hidratação na pele, pois isso evita que os pelos fiquem encravados. Roupas apertadas e tecidos sintéticos também devem ser evitados logo após o procedimento, pois podem ampliar a sensibilidade da pele, além de encravar os pelos.

Deixe a pele respirar

Independentemente do método de depilação, respeite os intervalos entre as depilações para que a pele respire. Após os procedimentos, utilize algum creme ou gel com ação calmante, refrescante e anti-inflamatória. Atenção! Evite produtos à base de álcool, pois a substância pode irritar ainda mais a pele.

Evite praias e piscinas logo após a depilação

Por mais que a ideia é fazer a depilação justamente para curtir a praia e piscina com mais conforto, é importante se atentar ao tempo em que a retirada dos pelos foi feita. “Você pode se depilar no verão sim, mas a recomendação é aguardar no mínimo 48 horas e abusar do filtro solar para tomar sol diretamente na região”, explica Regina.

LEIA TAMBÉM:

Surto de espinhas? Conheça 5 receitas caseiras para acabar com sua acne

Frutas para diabéticos: o que comer e o que evitar

Chega de preocupação: 3 remédios caseiros para impedir a queda de cabelo

Proteção solar

O uso do protetor solar é indicado independentemente se a depilação foi feita ou não, até mesmo no inverno ou para ficar em espaços fechados. “O ideal é usar um protetor solar em todo o corpo com FPS igual ou superior a 30. Já para a pele do rosto, recomenda-se um produto específico para esta região com FPS igual ou superior a 50″, avalia a especialista.

Mantenha-se longe das manchas

Não utilize bronzeadores, pois o procedimento depilatório remove a superfície da derme, deixando a pele mais clara. A aplicação desse produto induz a melanina local, causando manchas.

Cuidado ao descolorir os pelos

Mesmo o hábito de descolorir os pelos se expondo ao sol ser comum, não é indicado. Na verdade o procedimento é perigoso e pode até causar manchas. Para o método de descolorir, prefira água oxigenada com valores entre 10 e 20 e não utilizar o produto no corpo pelo tempo maior que o estipulado na embalagem. Dica: antes de aplicar, faça um teste em uma área pequena da pele, para saber se você tem alergia ao descolorante.

Depilação com lâmina merece atenção

Utilizar as lâminas para se depilar é algo comum no dia-a-dia, mas é preciso uma atenção redobrada. Por promover a retirada dos pelos de forma superficial, a técnica terá que ser refeita em um intervalo muito menor de tempo. Além de algumas peles serem alérgicas ao material, não é recomendado utilizar em áreas sensíveis, como virilha e axila. Ao se expor ao sol após a raspagem a pele também fica suscetível ao aparecimento de manchas.

LEIA MAIS:

Dor de garganta? Veja algumas soluções caseiras

Estes são 5 dos alimentos mais recomendados para prevenir a doença de Alzheimer

Paralisia do sono: o que é, o motivo de acontecer e como evitar

Tags


Últimas Notícias