Estilo de Vida

Como fazer seu gato beber mais água?

Além do temperamento complexo, felinos são conhecidos por não se hidratarem corretamente

Como fazer seu gato beber mais água?

Os gatos são conhecidos por não beberem muita água, Isso pode trazer algumas consequências ao felino, como problemas nos rins. Mas por qual motivo isso ocorre? Os gatos não sentem sede? Em entrevista ao site Patas da Casa, a médica-veterinária, Cláudia Calamari, explica que gatos são, de certa forma, preguiçosos, e com o temperamento forte, o que faz com que eles criem rotinas para a tarefa.

“Gatos, normalmente, acabam ficando sentados e deitados praticamente o dia todo. O gato dorme bastante. Então, se a gente tiver um único pote de água disponível para ele, muitas vezes ele fica até mesmo com preguiça de levantar de onde ele está para ir beber água”, diz a veterinária.

Outro ponto apontado por Cláudia diz respeito à origem dos gatos, que são descendentes de felinos acostumados a ficar muito tempo sem se hidratar. Porém, é possível criar alguns métodos para fazer seu gato beber mais água. Veja quais são:

1. Conheça os gostos do seu gato

Por serem animais muito temperamentais, é importante entender todos os gostos do seu pet. Certifique-se qual o modo que ele prefere beber água: é diretamente da torneira? Ele prefere potes grandes? Observar essas características vai deixar o processo de hidratação mais confortável. “O que eu oriento ao proprietário é utilizar vários tamanhos de potes: potes grandes, baldes, potes de sorvete, pirex refratário. Você vai observar. Se o meu gato gostou mais do pote branco de sorvete, eu uso mais o pote branco de sorvete”, diz Cláudia.

LEIA TAMBÉM:

Gripe felina: veja os sintomas e o tratamento contra a gripe que afeta os gatos

Qual RAÇA DE CACHORRO se dá MELHOR com os GATOS?

Descubra quantos anos vive um gato

2. Quando investir em uma fonte para gatos?

Os gatos adoram água corrente, sendo a torneira uma grande aliada. Porém, a veterinária orienta a não incentivar seu bichano a beber apenas água dessa forma, pois, caso não tenha nenhum tutor em casa, o gato vai ficar com sede. Porém, se o gato já se acostumou, o ideal é investir em uma fonte. “Se o gato já tem esse costume de beber água na torneira, você provavelmente terá que comprar uma ou duas fontes de água. Não adianta só comprar uma. Se você mora numa casa grande você tem que ter pelo menos mais de uma fonte”.

3. Atente-se ao tamanho e formato do pote

Os bigodes dos gatos são muito sensíveis, por isso, optar por um pote grande vai fazer com o que seu gato beba mais água, já que ele não gosta que o seu bigode entre em contato com as superfícies. “Infelizmente, no pet shop vemos que os potinhos de gato são minúsculos porque a gente acha que a boquinha deles é pequenininha e que eles gostam desses potes pequenos, mas o gato gosta de pote grande”, informa a médica veterinária.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos