Estilo de Vida

Descubra quantos anos vive um gato

Bichanos são conhecidos por serem muito arteiros e gostarem de aventura, por isso é necessário cuidado para uma vida longa

Descubra quantos anos vive um gato

Existe um ditado popular que diz que os gatos possuem sete vidas. Mas quantos anos será que os gatos vivem somando todas elas? Brincadeiras à parte, um dos gatos mais velhos já registrados atualmente se chama Rubble e viveu por 30 anos. Porém, ele não é o campeão de longevidade. Segundo o Guiness Book, o gato que viveu por mais tempo morreu aos 38 anos e 3 dias.

Mas será que é comum os bichanos viverem por todos esses anos? A médica veterinária da Petz, Viviane Itaziki explica que independentemente da raça, a média de vida e um gato doméstico é de 15 anos. “Não é a raça, mas o estilo de vida que tem maior impacto em quanto tempo o bichano vai viver”, explica.

LEIA TAMBÉM:

Vídeo: Mulher embarca em avião com gato empalhado e diz que é um bebê

Recomendados

Campanha incentiva adoção responsável de animais idosos em São Paulo

Significado dos sonhos: o que significa sonhar com gato? Saiba os números

Esse número é válido para gatos domésticos, que não costumam sair para a rua. Caso o bichano goste de se aventurar ou possui alguma doença genética, o tempo de vida pode variar entre 3 e 10 anos. “O acesso à rua é perigoso, porque pode facilitar o contato com doenças infecciosas, por exemplo. O pet também corre riscos de se envolver em brigas ou sofrer acidentes”, alerta a veterinária.

Outro ponto importante para que seu gato tenha longevidade é a alimentação e higiene. Caso ele se alimente com uma ração de qualidade é menos provável que ele sofra com faltas de nutrientes, fazendo com que o risco de obesidade, problemas nos rins e outras doenças diminuam bastante.

Gatos mais velhos são mais companheiros, por isso, ao adotar, pense com carinho nos “senhorzinhos”, que podem ser uma ótima opção.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos