Existe um ditado popular que diz que os gatos possuem sete vidas. Mas quantos anos será que os gatos vivem somando todas elas? Brincadeiras à parte, um dos gatos mais velhos já registrados atualmente se chama Rubble e viveu por 30 anos. Porém, ele não é o campeão de longevidade. Segundo o Guiness Book, o gato que viveu por mais tempo morreu aos 38 anos e 3 dias.
ANÚNCIO
Mas será que é comum os bichanos viverem por todos esses anos? A médica veterinária da Petz, Viviane Itaziki explica que independentemente da raça, a média de vida e um gato doméstico é de 15 anos. “Não é a raça, mas o estilo de vida que tem maior impacto em quanto tempo o bichano vai viver”, explica.
LEIA TAMBÉM:
Vídeo: Mulher embarca em avião com gato empalhado e diz que é um bebê
Campanha incentiva adoção responsável de animais idosos em São Paulo
Significado dos sonhos: o que significa sonhar com gato? Saiba os números
Esse número é válido para gatos domésticos, que não costumam sair para a rua. Caso o bichano goste de se aventurar ou possui alguma doença genética, o tempo de vida pode variar entre 3 e 10 anos. “O acesso à rua é perigoso, porque pode facilitar o contato com doenças infecciosas, por exemplo. O pet também corre riscos de se envolver em brigas ou sofrer acidentes”, alerta a veterinária.
Outro ponto importante para que seu gato tenha longevidade é a alimentação e higiene. Caso ele se alimente com uma ração de qualidade é menos provável que ele sofra com faltas de nutrientes, fazendo com que o risco de obesidade, problemas nos rins e outras doenças diminuam bastante.
Gatos mais velhos são mais companheiros, por isso, ao adotar, pense com carinho nos “senhorzinhos”, que podem ser uma ótima opção.