Estilo de Vida

É realmente saudável utilizar air fryer para fritar alimentos?

Fritadeiras elétricas estão cada vez mais presentes nas cozinhas

É realmente saudável utilizar air fryer?
É realmente saudável utilizar air fryer? Foto: Pexels

A fritadeira elétrica, conhecidas também como air fryer, se tornou um item essencial e muito cobiçado em qualquer cozinha. O eletrodoméstico ajuda muito na hora de fritas os alimentos e promete deixar as batatas fritas muito mais saudáveis por não precisar de óleo para fritá-las. De acordo com estudos da revista Nutrients levantados neste texto do portal Meganotícias (em espanhol), comer alimentos fritos 4 vezes por semana aumenta o risco de doenças crônicas, como a diabetes tipo 2, além de aumentar a pressão arterial.

ANÚNCIO

Mas será que o uso das fritadeiras elétricas realmente torna os alimentos mais saudáveis? A resposta é sim. Seu processo de cozimento é simples: ele envolve correntes de ar em altíssimas temperaturas, que permitem deixar a parte externa dos alimentos, como a batata, crocante o exterior macio. Segundo a nutricionista Cynthia Sass, os benefícios das air fryers são diversos comparados ao uso do óleo, indo desde a redução de calorias até a prevenção de compostos perigosos derivados do cozimento.

LEIA TAMBÉM:

Pós-Natal: veja como curar a ressaca

Recomendados

Pãozinho de batata de frigideira: confira a receita

Receita: veja como fazer arroz de forno com sobras de peru

Usar a fritadeira reduz 90% do índice de acrilamida em batatas, segundo estudos. A substância é formada após o aquecimento de carboidratos e pode ser relacionado à doenças arteriais e câncer.

Outro ponto positivo é que as air fryers permitem que os nutrientes dos alimentos sejam preservados, mantendo os antioxidantes naturais. Utilizando o óleo, esses compostos desaparecem.

Tags

Últimas Notícias