Estilo de Vida

Nave espacial da NASA registra ‘áudio dramático’ durante passagem sobre lua do planeta Júpiter

A nave espacial Juno da Agência Espacial Americana (NASA) registra ‘áudio dramático’ durante a passagem sobre a lua do planeta Júpiter.

Como detalhado, por meio de comunicado, sons de um sobrevoo de Ganimedes, campos magnéticos e comparações notáveis entre os oceanos e atmosferas de Júpiter e da Terra foram discutidos entre os especialistas.

Com isso, foi divulgada uma faixa de áudio de 50 segundos gerada a partir de dados coletados durante o sobrevoo da lua Jovian Ganymede em 7 de junho de 2021. O instrumento ‘Juno’s Waves’, que se sintoniza elétrico e ondas de rádio magnéticas produzidas na magnetosfera de Júpiter, coletou os dados sobre essas emissões. A frequência deles foi então alterada para a faixa de áudio para fazer a trilha de áudio.

Recomendados

Como detalhado pela NASA, a importante análise detalhada e a modelagem dos dados estão em andamento.

No momento da abordagem mais próximo de Juno para Ganimedes - durante a missão de 34 th viagem em torno de Júpiter - a nave espacial estava dentro de 645 milhas (1.038 quilômetros) da superfície da lua e viajando a uma velocidade relativa de 41.600 mph.

Júpiter Magnético

Compilado a partir de dados coletados em 32 órbitas durante a missão principal de Juno, o mapa fornece novos insights sobre a misteriosa Grande Mancha Azul do gigante gasoso, uma anomalia magnética no equador do planeta.

Dados de Juno indicam que uma mudança no campo magnético do gigante gasoso ocorreu durante os cinco anos da espaçonave em órbita, e que a Grande Mancha Azul está à deriva para o leste a uma velocidade de cerca de 4 centímetros por segundo em relação ao resto de Júpiter interior, envolvendo o planeta em cerca de 350 anos.

Em contraste, a Grande Mancha Vermelha - o anticiclone atmosférico de vida longa ao sul do equador de Júpiter - está se deslocando para oeste em um movimento relativamente rápido, circulando o planeta em cerca de quatro anos e meio.

Como detalhado pela NASA, além disso, o novo mapa mostra que os ventos zonais de Júpiter estão separando a Grande Mancha Azul. Isso significa que os ventos zonais medidos na superfície do planeta atingem profundamente o interior do planeta.

O novo mapa do campo magnético também permite que os cientistas da Juno façam comparações com o campo magnético da Terra.

Os dados sugerem à equipe que a ação do dínamo - o mecanismo pelo qual um corpo celeste gera um campo magnético - no interior de Júpiter ocorre em hidrogênio metálico, abaixo de uma camada que expressa “chuva de hélio”.

Como detalhado pela NASA, os dados coletados pela Juno durante sua missão estendida podem desvendar ainda mais os mistérios do efeito dínamo, não apenas em Júpiter, mas também em outros planetas, incluindo a Terra.

Nave espacial da NASA registra ‘áudio dramático’ durante passagem sobre lua do planeta Júpiter

O modelo simplificado do pólo de Júpiter mostra que os padrões geométricos de vórtices, como os observados em Júpiter, surgem espontaneamente e sobrevivem para sempre.

Como detalhado pela NASA, isso significa que a configuração geométrica básica do planeta permite que essas estruturas intrigantes se formem.

Embora o sistema de energia de Júpiter esteja em uma escala muito maior do que a da Terra, compreender a dinâmica da atmosfera de Júpiter pode nos ajudar a entender os mecanismos físicos em ação em nosso próprio planeta.

Ainda de acordo com as informações, a equipe de Juno também divulgou sua última imagem do tênue anel de poeira de Júpiter, tirada de dentro do anel olhando para fora pela câmera de navegação da Unidade de Referência Estelar da espaçonave.

As bandas finas mais brilhantes e a cena de regiões escuras vizinhas na imagem estão ligadas à poeira gerada por duas pequenas luas de Júpiter, Metis e Adrástea. A imagem também captura o braço da constelação de Perseu.

Texto com informações da NASA

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos