Estilo de Vida

5 dicas para uma alimentação saudável para pessoas portadoras do vírus HIV

Campanha “Dezembro Vermelho” começa hoje e tem o intuito de prevenir e informar sobre o vírus HIV/Aids e outras ISTs

5 dicas para uma alimentação saudável para pessoas portadoras do vírus HIV
5 dicas para uma alimentação saudável para pessoas portadoras do vírus HIV Foto: Freepik

Hoje começa a campanha Dezembro Vermelho, que tem como objetivo informar sobre a prevenção ao vírus HIV, que causa a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), e sobre outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

ANÚNCIO

O vírus é transmissível por alguns meios como sexo sem camisinha, uso de seringa por mais de uma pessoa, entre outros, por isso é de extrema importância as campanhas sobre o combate à doença, que visam, sobretudo, informar sobre a importância do uso da caminha masculina e feminina.

Por atacar o sistema imunológico, o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) acaba deixando as pessoas debilitadas, impedindo que o organismo combata outras infecções. No inicio a doença pode causa um mal-estar parecido com uma gripe, com sintomas como febre. Por isso é de extrema importante fazer um teste de HIV, caso sinta que passou por uma situação de invulnerabilidade, como o sexo sem camisinha.

Recomendados

Após diagnosticado como portador da Aids/HIV precisa seguir o tratamento médico recomentado, com medicamentos específicos. Além disso, com o sistema imunológico debilitado, é importante seguir uma dieta saudável. Por tanto, veja abaixo 5 dicas para uma alimentação saudável para portadores do vírus HIV retiradas do site Nutritotal.

Consumir frutas e vegetais

Por possuírem vitaminas e minerais, esses alimentos são indicados para todos os dias.

Consumir proteínas

Elas são importante para o fortalecimento do corpo, por isso é indicado o consumo de proteínas ao menos uma vez por dia e quatro dias por semana.

LEIA TAMBÉM:

São Paulo promove campanha de testagem de HIV e Sífilis

Anvisa aprova novo tratamento para HIV

Mais um caso da variante Ômicron é confirmado em São Paulo; é o 3º

Consumir fibras

Outro grupo muito importante para o consumo de quem é portador de HIV, pois são ricos em vitamina B e minerais. É indicado a substituição de farinha refinadas e arroz branco por produtos integrais.

Reduzir o sal e açúcar

Reduzir essas substâncias, evitando refrigerantes, doces e outras comidas que possuem sal e açúcar, faz com que a dieta seja importante para reduzir o risco de diabetes em pessoas portadoras do HIV, pois, como informado acima, o organismo fica suscetível a outras doenças.

Mindful eating

O termo mindful eating quer dizer comer com atenção quando se está em eventos, ao lado dos amigos e da família. Essa atenção é importante para o equílibrio na alimentação.

Atenção!

O texto tem como objetivo informar e não tem a finalidade de diagnosticar ou indicar nenhum tipo de tratamento. Procure ajuda médico em caso de dúvidas e faça o teste de HIV se assim achar necessário.

Tags

Últimas Notícias