Estilo de Vida

Óleos essenciais realmente funcionam?

Os óleos essenciais estão em alta, confira alguns benefícios de seu uso.

Óleos essenciais
Frascos de óleo essencial Freepik - jcomp

Em algum momento você já ouviu falar sobre eles ou até mesmo já testou algum. Os óleos essenciais, e seus múltiplos usos, estão cada vez mais difundidos. Eles podem ser utilizados para massagem, banho, aromatização ou mesmo como um toque a mais para produtos de limpeza e cuidados com a pele.

ANÚNCIO

Assim como as formas de utilização são muitas, os benefícios de seu uso também. De acordo com uma pesquisa divulgada no Metro Uk e realizada pelo Wellness Creative Industry, o mercado de bens relacionados ao bem-estar gerou uma receita de 19.6 bilhões de libras no último ano. Um dos destaques foi a popularização dos óleos essenciais que ganharam força neste período e permanecem em alta.

Um relatório recente feito pela Puressentiel, mostrou que a quantidade de óleos essenciais, produzida em 2020, foi superior ao peso combinado de 19.900 ônibus de dois andares. Ao comparar a quantidade produzida com a quantidade que utilizamos do produto, geralmente poucas gotas, conseguimos entender a dimensão desta produção.

Recomendados

Conforme declaração do fitoterapeuta, especializado em óleos essenciais, Dr. Chris Etheridge os “Óleos essenciais são um recurso de bem-estar ainda subutilizado. Eles ainda levantam algumas suspeitas, mas se forem utilizados de forma correta podem trazer enormes benefícios à saúde e ao bem-estar”.

O que são óleos essenciais?

Óleos essenciais são compostos concentrados e altamente potentes extraídos das plantas. A extração pode ser realizada de qualquer parte, desde a raiz e o caule até flores e folhas. “Qualquer parte de uma planta que contenha óleos ou compostos ativos pode ser usada”, afirma Chris.

Confira também:

  1. Skincare: Os 10 melhores dermocosméticos de farmácia
  2. Aromaterapia para acalmar crianças
  3. Óleo essencial de limão: benefícios e como usar
  4. Aromaterapia: o que é e como usar difusor, colar e óleos essenciais

Ele ainda afirma que existem fortes evidências de que estes compostos têm benefícios antibacterianos, antivirais e antifúngicos, além de possui efeitos relaxantes, calmantes e indutores do sono. A eficácia deste tipo de terapia está sendo verificada graças a varreduras da atividade cerebral realizadas por meio de ressonância magnética. Desta forma, é possível identificar as áreas do cérebro que são ativadas conforme as pessoas sentem determinados cheiros.

“Alguns óleos causam mudanças na química do cérebro, atuando nos neurotransmissores de liberação, como a serotonina, noradrenalina e endorfinas, que podem ter efeito direto sobre o seu bem-estar físico e emocional”.

Entre os óleos mais conhecidos encontram-se o óleo de lavanda, com propriedades calmantes, de camomila, que ajuda em uma boa noite de sono, de alecrim, com propriedades estimulantes e o já conhecido óleo de eucalipto, que pode ser benéfico em casos de congestão nasal.

Tags

Últimas Notícias