Estilo de Vida

Dicas para evitar a ressaca financeira na viagem de Carnaval

Crédito: Blake Wisz / Unsplash

A Confederação Nacional do Turismo (CNC) prevê que o as atividades turísticas no Carnaval vão movimentar cerca de R$ 8 bilhões.

ANÚNCIO

Se você é uma das pessoas que decidir cair na estrada durante a folia, é possível que você também colabore com a movimentação financeira. No entanto, é importante que sua colaboração seja consciente.

Para evitar dívidas, especialistas da gestora de investimentos digital Magnetis selecionaram algumas dicas de como economizar no feriado.

Recomendado:

Planeje um roteiro

Os especialistas explicam que é interessante considerada atividades mais econômicas durante a viagem. “Vale a pena pensar em cada ponto, do transporte aos passeios e até onde as refeições serão realizadas. Definindo o roteiro, pesquise as opções locais para controle de gastos com maior eficiência”, explicam.

Priorize

“É importante avaliar antes o que se quer conhecer e o que será mais divertido fazer. Os especialistas da Magnetis Investimentos aconselham não se apegar apenas aos locais indicados nos guias e tentar olhar para as opções que estão ligadas ao perfil de cada pessoa”, recomendam.

Anote os gastos

Defina um orçamento e siga ele a risca. “Para seguir o orçamento estabelecido e não perder o controle é fundamental que os gastos sejam anotados, principalmente quando se viaja com pouco dinheiro”, explicam. E continuam “essa é uma forma de saber se é necessário economizar mais ou se os gastos estão de acordo. O controle de gastos pode ser feito em uma planilha, caderno ou até mesmo algum aplicativo para smartphone”.

Evite o cartão de crédito

Priorize o dinheiro e cartão de débito. Os especialistas explicam que o cartão de crédito deve ser utilizado apenas em situações de emergência “ou caso os viajantes façam uma compra de alto valor e não tenham dinheiro em mãos”.

Utilize transporte público

“Dependendo do destino, o serviço de transporte público pode ser uma ótima saída. Utilizar meios como ônibus, trem ou metrô durante o carnaval são opções mais baratas do que andar de táxi, por exemplo”.

Estipule limites

A recomendação é que você planeje o valor da viagem por categorias, definindo limites para hospedagem, alimentação, passeios e deslocamento, por exemplo. “Este teto também pode ser definido diariamente, o que simplifica o controle e ajuda a saber se sobrou alguma margem para ser usada nos dias seguintes ou se serão necessários ajustes na rotina”, finalizam.

Tags


Últimas Notícias