Estilo de Vida

Caixa de joias: imagem do telescópio Hubble da NASA revela detalhes da nebulosa NGC 3603

NASA

Uma nova imagem do telescópio Hubble da Agência Espacial Americana (NASA) revela detalhes da nebulosa NGC 3603.

ANÚNCIO

Milhares de estrelas jovens cintilantes estão aninhadas dentro da nebulosa gigante, de acordo com informações da instituição.

A cerca de 20.000 anos-luz de distância, esta «caixa de joias» estelar é um dos mais massivos e jovens aglomerados estelares da Via Láctea.

NGC 3603 é uma proeminente região de formação de estrelas no braço espiral Carina da Via Láctea. A imagem revela etapas no ciclo de vida das estrelas, de acordo com a agência.

Poderosas radiações ultravioleta e ventos rápidos das estrelas mais azuis e quentes geraram uma grande bolha em torno do aglomerado. Movendo-se para a nebulosa circundante, esta torrente de radiação esculpiu os altos e escuros caules de gás denso, que estão embutidos nas paredes da nebulosa.

Estes monólitos gasosos têm alguns anos-luz de altura e apontam para o cluster central. Os talos podem ser incubadores para novas estrelas.

Telescópio Hubble - NASA

Em menor escala, um aglomerado de nuvens escuras chamadas glóbulos «Bok» reside no canto superior direito. Essas nuvens são compostas de poeira e gás densos e são cerca de 10 a 50 vezes mais massivas que o sol.

ANÚNCIO

Assemelhando-se ao casulo de um inseto, um glóbulo de Bok pode estar sofrendo um colapso gravitacional a caminho de formar novas estrelas. Confira o arquivo impressionante:

LEIA TAMBÉM: 

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias