Estilo de Vida

Estes são os 10 principais benefícios da Spirulina, alimento vegetal de alto valor biológico recomendado pela NASA

Ainda muito pouco conhecida no Brasil, a spirulina é uma biomassa de algas encontradas em lagos da América Central, do Sul, África e oeste dos Estados Unidos.

As algas que formam a Sipirulina eram cultivadas por Aztecas antes da chegada dos conquistadores espanhóis à região e já fazia parte da dieta de alguns povos indígenas ao redor do mundo.

O alto valor biológico desse alimento o transformou em um suplemento altamente procurado por adeptos do estilo de vida saudável, vegano ou vegetariano em países como Estados Unidos e Canadá.

Recomendados

A Agência Espacial Americana (NASA) testou e aprovou a biomassa de Spirulina como suplemento alimentar e parte da ração de astronautas. Alguns nutricionistas já recomendam o composto de algas para as dietas.

Segundo a doutora Sonica Krishan, entre os principais benefícios encontrados pela instituição estão: o alto teor de proteínas (entre 51% e 75% ), grande facilidade absorção pelo organismo e riquíssimo valor nutricional.

De acordo com o sítio estrangeiro Medical News Today, estas são os 10 principais benefícios da Spirulina

Ajuda a emagrecer:

As calorias fornecidas pela spirulina são, na maior parte, proteicas. Isso que dizer que o organismo demora um pouco mais para digeri-las, assim como demanda mais energia para tal. Alimentos proteicos saciam por mais tempo e ajudam a acelerar o metabolismo.

Melhora a saúde digestiva

Não contém uma grande quantidade de fibra. No entanto, estudos mostraram quando administrada a ratos idosos, a alga era capaz de preservar os micróbios digestivos.

Controla o diabetes

Estudos foram capazes de encontrar indícios de que a spirulina pode diminuir o índice de glicose no sangue de sujeitos com diabetes tipo 1 e 2 em jejum. No entanto, é necessário mais testes para que o suplemento seja recomendado de forma efetiva para essa população.

Regula o colesterol:

Pesquisadores conseguiram verificar que toma-la como suplemento, é capaz de diminuir a quantidade de colesterol ruim (LDL) e aumentar a presença de colesterol bom (HDL) no sangue.

Reduz a pressão sanguínea

Pessoas com sobrepeso e alta pressão sanguínea demonstraram reduções consideráveis depois de tomar spirulina por três meses, segundo estudo científico de 2016.

Previne contra doenças cardíacas

Efeitos anti-inflamatórios, anti-oxidativos e redutores de colesterol da alga são responsáveis por reduzir o risco dessas doenças.

Acelera o metabolismo

Um estudo, com pequena mostra em 2014, administrou 6g do alimento por dia a um grupo de pessoas. Estas mostram efeitos metabólicos benéficos, perda de peso e melhora na qualidade de vida.

Controla sintomas alergênicos

Um estudo publicado em 2013 revela que este alimento alivia sintomas de relacionados a gripes, resfriados e alergias como: corrimento e congestão nasal, coceiras e espirros.

Ação antitóxica

A FDA (Anvisa americana) não regula a produção de spirulina, pois não há efeitos colaterais em consumi-la. Pelo contrário, pesquisas recentes sugerem que a biomassa tem a capacidade de depurar o organismo de metais pesados e substâncias tóxicas.

Mantém a saúde mental

Alta fonte de triptofano, alguns especialistas ligam este aminoácido à secreção de serotonina, um hormônio importante na regulação do equilíbrio químico do cérebro.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos