Estilo de Vida

5 motivos para aproveitar os benefícios da chia e adiciona-la na dieta

Reprodução/ Pixabay

Segundo o site Medical News Today inserir a chia na dieta é uma ótima forma de atingir as recomendações diárias de fibras, combater e prevenir o diabetes, doenças coronárias e o colesterol alto.

ANÚNCIO

Estes são os 5 motivos listados pelo site de que a chia é um alimento fundamental na dieta

Fibras e perda de peso

As diretrizes dietética dos Estados Unidos e  a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam o consumo de 30 a 35 gramas de fibras por dia para homens com menos de 50 anos e de 25 a 30 gramas diários para mulheres da mesma faixa etária.

A melhor forma de atingir a meta indicada é aumentando o consumo de vegetais em geral, frutas e grãos. A chia pode desenvolver um papel importante, pois 30 gramas de semente de chia contêm 12g de carboidratos, dos quais 11g são fibras.

Recomendado:

Essa grande quantidade de fibras somada ao alto conteúdo proteico da semente, fazem dela um alimento essencial para inserir na dieta. As sementes de chia ainda contêm ômega-3, nutriente essencial para a saúde do cérebro e que auxiliam na perda de peso.

Alguns especialistas ainda são conservadores em cravar as propriedades emagrecedoras da chia. A publicação Journal of Obesity indica que os dados sobre este assunto ainda são limitados. Já a revista Nutrition Research indica que elas não têm influência na composição corporal.

Diverticulite

É uma inflamação na parede interna do intestino. Esta condição é associada a uma dieta baixa em fibras. Adicionar este nutriente à dieta é a melhor forma de tratar ou prevenir a diverticulite. As sementes de chia ajudariam com cerca de 30% da recomendação diária em apenas 30g consumidas.

Este nutriente também é responsável por regenerar as bactérias saudáveis do sistema digestivo e em longo prazo pode se tornar uma ótima forma de prevenção contra o câncer de cólon.

Combate o colesterol alto, doenças cardiovasculares e diabetes

Uma revisão de 67 estudos chegou à conclusão de que apenas 10g a mais de fibras por dia é suficiente para reduzir o colesterol ruim (LDL) da corrente sanguínea. Além de regular o sistema digestivo a fibra dietética ainda trata doenças cardiovasculares, regula o diabetes e auxilia no combate à obesidade e câncer.

Um estudo de 2017 descobriu que a chia tem capacidade de transformar a glicose sanguínea em um carboidrato de absorção lenta. Apesar de haver poucos estudos para comprovar isso, esta propriedade seria de grande ajuda pra pessoas com diabetes do tipo 2.

Ômega-3

Pesquisas sugerem que o ômega-3 pode diminuir o risco de uma série de doenças cardíacas, regular a presença de LDL, colesterol bom (HDL) e triglicérides no organismo, assim como pode estar ligada à neurogênese e manutenção da saúde cerebral.

É um alimento riquíssimo em nutrientes e baixo em calorias

  1. Uma porção de 30 gramas de chia contém:
  2. 11 gramas de fibras
  3. 9 gramas de gorduras (5g são de ômega-3)
  4. 18% da recomendação diária de cálcio
  5. 30% da recomendação diária de manganês
  6. 30% da recomendação diária de magnésio
  7. 27% da recomendação diária de fósforo
  8. Ainda contém doses decentes de zinco, vitamina b3, potássio, vitamina B1 e B2.

Tags


Últimas Notícias