Estilo de Vida

Aplicativo do Google dispensa palavras para busca

Google Lens, agora em versão separada, reúne algumas das funcionalidades já disponíveis dentro de outros aplicativos como o Google Fotos ou o Google Assistente. O algoritmo, que interpreta fotos armazenadas no dispositivo, agora promete conseguir “ler” imagens em tempo real.

A principal facilidade trazida é a “seleção de texto inteligente”: basta apontar a câmera que o celular irá transformar a imagem em conteúdo escrito. O usuário, então, tem a opção de copiar o texto ou traduzí-lo no mesmo momento.

Além de reconhecer texto na imagem, o aplicativo ainda diferencia raças de cachorro, classifica espécies de plantas, nomeia monumentos históricos, identifica cartões de visita e cria um novo contato na agenda, descobre e recomenda peças de roupa de acordo com um determinado estilo, mostra fotos dos pratos em um cardápio e, se encontrar um papelzinho com o nome e a senha do wi-fi escritos, ele é capaz de se conectar à rede automaticamente.

Recomendados

Em essência, o que o aplicativo for capaz de encontrar na sua base de dados ele deverá recomendar uma ação ou fornecer informações adicionais ao usuário. Tal qual a ferramenta de busca que todos nós aprendemos a amar – e depender – Google Lens não precisa mais que o usuário digite algo na caixa de busca. Ao invés disso, ele receberá informações da câmera e tentará interpretar o que estiver em frente ou atrás do smartphone.

De acordo com os desenvolvedores, Google Lens estará disponível em português até o final de maio. A novidade, por enquanto, só servirá para alguns aparelhos que funcionam com o sistema Android. No Brasil, as marcas suportadas são LG, Motorola, Asus e Sony Mobilew, porém nem todos os dispositivos serão compatíveis.  

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos