Estilo de Vida

Nova linha da S10 chega com mais tecnologia e visual renovado

Terceira picape grande mais vendida do Brasil em 2016, a S10, da Chevrolet, não quer perder de vista as rivais Hilux, da Toyota, e Toro, da Fiat, que neste momento estão à sua frente. Para isso, a marca norte-americana reformulou completamente a picape para a linha 2017, com a introdução de muito mais tecnologia e um visual renovado. O modelo, que começará a ser vendido nas concessionárias ainda neste mês, tem preços que variam entre R$ 97.890 e R$ 167.490.

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A picape, que fora apresentada oficialmente no Salão de Bangkok, na Tailândia, em março, está mais refinada. A começar pelo aspecto visual, onde aparecem novos faróis, para-choque e barras cromadas, todos inspirados na Colorado, picape norte-americana da Chevrolet. Na parte traseira, a câmera de ré agora é integrada à maçaneta, as lanternas são de LED nas versões mais caras, e há ainda novas rodas de liga leve de 16’’ nas versões LS e LT e 18’’ nas mais sofisticadas LTZ e High Country.

Inspiração americana

“Pegamos o conceito da versão norte-americana da picape Colorado e o trouxemos para a nova S10. Assim, a picape brasileira reforça sua capacidade para todo-terreno, agregando o conforto de um passeio”, enfatiza Marcos Munhoz, vice-presidente da Chevrolet.

Outro aspecto que chama a atenção na nova S10 é adoção de tecnologia vista em carros sofisticados. Isso porque a picape da Chevrolet oferece alerta de desvio de faixa e de colisão frontal. No caso do desvio de faixa, por exemplo, uma câmera na parte superior do para-brisa ‘lê’ as faixas da via e emite um aviso toda vez que perceber que o veículo está saindo involuntariamente da pista – se o pisca alerta estiver acionado, o mecanismo entende que a manobra é intencional e não há aviso. Já para o alerta de colisão frontal, o motorista pode estabelecer eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo à frente e, assim, poder ser alertado caso o outro automóvel sofra uma redução de velocidade repentina – luzes vermelhas piscam na base do para-brisa e um alarme soa pelos alto-falantes do veículo.

“Estudo de mercado aponta que 67% dos acidentes são frontais. A grande maioria é provocado por distrações. O alerta de colisão mostra-se relevante, principalmente neste tipo de situação”, avalia William Bertagni, vice-presidente de engenharia da marca.

Ainda na parte tecnológica, a S10 conta com uma inédita central multimídia que traz integração com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay, e o sistema OnStar, que permite que o motorista acesse serviços de emergência e navegação pelo smartphone – este programa é cortesia da Chevrolet por 12 meses e, após este período, passará a ser cobrado.

O quesito mecânico da nova S10 também foi alterado. O sistema de assistência à direção, antes hidráulico, virou elétrico, algo que possibilitou uma redução no consumo de combustível de até 5%. As diversas configurações disponíveis são equipadas com dois tipos de propulsores: 2.5 flex de 206 cv de potência no etanol (câmbio manual) e 2.8 turbodiesel de 200 cv de potência (com opções de câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas).

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