Esporte

Brasil será cabeça de chave na Copa de 2018

Pedro Martins / MoWA Press

O Brasil será um dos cabeças de chave no sorteio para definir os grupos da primeira fase da Copa do Mundo. Nesta quinta-feira, a entidade anunciou que vai usar como critério o seu ranking de seleções de outubro, que será divulgado no dia 16 do próximo mês.

ANÚNCIO

Clique aqui para comprar os ingressos da Copa

De qualquer forma, a atualização de setembro da lista, divulgada nesta quinta, apontou a seleção brasileira em segundo lugar, sem chance de ficar fora da relação das sete primeiras colocadas, em outubro, o que já a garante como cabeça de chave. A situação da líder Alemanha é semelhante, mas a equipe ainda não obteve a sua classificação. A Rússia, por ser a seleção anfitriã da Copa, também encabeçará um dos grupos.

O comitê de competições da entidade se reuniu nesta quinta-feira para debater os resultados da Copa das Confederações e avaliar a preparação da Rússia para a Copa de 2018. Mas um dos pontos principais foi a definição de como ocorrerá o sorteio das chaves, no dia 1º de dezembro, em Moscou.

Ficou determinado que quatro potes seriam estabelecidos, separando as seleções em quatro níveis diferentes. Em cada pote haverá oito times. Usando o ranking como referência, os sete primeiros colocados serão colocados no pote 1. Nesse grupo também estará a Rússia. Como o Brasil já está classificado para o Mundial e ocupa o segundo lugar no ranking, sua posição de cabeça de chave está assegurada.

O segundo pote terá a presença dos oito times sucessivos na classificação do ranking da Fifa de outubro, assim como os posteriores. Continuará valendo a velha tradição da Fifa de não permitir que duas seleções da mesma confederação caiam no mesmo grupo. A exceção é apenas para a Uefa, que pode ter duas seleções em cada grupo por conta do número elevado de representantes europeus no Mundial – são 14, com apenas oito chaves.

Os ingressos para a Copa do Mundo de 2018 foram colocados à venda nesta quinta-feira e, segundo a Fifa, atraíram a atenção mundial.

ANÚNCIO

Alemanha passa o Brasil

A atual campeã mundial Alemanha empurrou o Brasil para o segundo lugar e reassumiu a primeira posição do ranking mensal da Fifa, divulgado nesta quinta-feira.

A vitória de 2 a 1 dos alemães sobre a República Tcheca fora de casa e a goleada de 6 a 0 na Noruega nas eliminatórias da Copa do Mundo os colocaram à frente do Brasil, já classificado para o Mundial e que obteve menos pontos devido a um empate com a Colômbia.

A seleção de Portugal, atual campeã da Europa, subiu três posições e ficou em terceiro, embora esteja em segundo em seu grupo nas eliminatórias para o Mundial de 2018, atrás da Suíça.

Outra surpresa foi a Argentina ficar em quarto no ranking mesmo sofrendo para se classificar para a Copa, tendo empatado seus dois últimos jogos, contra Uruguai e Venezuela.

A Síria, que chegou à fase de repescagem das eliminatórias asiáticas para a Copa mesmo estando em guerra e tendo jogado suas partidas “em casa” na Malásia devido a temores com a segurança em seu país, ficou na 75ª posição, sua melhor até hoje.

Três outras seleções conseguiram a melhor colocação de sua história: Peru (12º), Irlanda do Norte (20º) e Luxemburgo (101º) depois de obter um empate sem gols com a França

A lista causou decepção na Ásia, onde só três times ficaram entre os 50 melhores — Irã, Japão e Austrália. O próximo ranking da Fifa será anunciado em 16 de outubro.

As 10 seleção mais bem colocadas são (posições anteriores entre parênteses):

1. Alemanha (2)
2. Brasil (1)
3. Portugal (6)
4. Argentina (3)
5. Bélgica (9)
6. Polônia (5)
7. Suíça (4)
8. França (10)
9. Chile (7)
10. Colômbia (8)

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias