Na quinta-feira, 11 de julho, foi noticiada a morte aos 75 anos da atriz Shelley Duvall, famosa por ser a protagonista ao lado de Jack Nicholson no clássico de suspense dos anos setenta dirigido por Stanley Kubrick, ‘The Shining (O Iluminado)’.
ANÚNCIO
A informação veio à tona graças a um relatório do meio Variety, que reproduziu as palavras de confirmação da morte por parte de seu parceiro, Dan Gilroy, que acrescentou que a perda humana ocorreu na cidade de Blanco, no Texas.

Shelley Duvall
Possivelmente para as novas gerações de fãs da sétima arte, Duvall seja um pouco desconhecida, no entanto, a atriz nascida em Fort Worth, Texas, em 1949, foi uma das mais requisitadas no meio de Hollywood e uma das pioneiras, juntamente com Robert Redford, no incentivo ao cinema independente.
Shelley começou a dar seus primeiros passos no cinema graças ao diretor Robert Altman, que a escolheu para fazer parte de Brewster McCloud. Além disso, eles trabalharam juntos em vários filmes e séries, como McCabe & Mrs. Miller, Thieves Like Us e Nashville. Anos mais tarde, foi a vez de 3 Women, filme pelo qual ela ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Cannes e uma indicação ao BAFTA.
Em 1980, a obra de suspense de Kubrick foi sem dúvida a melhor de sua carreira e o levou à fama mundial, no entanto, paradoxalmente foi o trabalho que mais lhe causou problemas psicológicos, em parte, devido à forte pressão exercida sobre ele pelo renomado diretor e por Nicholson.
Em 2016, ela reconheceu que tinha distúrbios mentais e que durante as filmagens de ‘O Iluminado’, o diretor fez com que o resto do elenco não lhe dirigisse a palavra para causar um impacto nela que a desestabilizasse e, assim, conseguisse que ela se emocionasse para o personagem: “Não vou entrar em muitos detalhes, mas foi um inferno fazer parte desse filme. Stanley me pressionou como nunca antes. Foi o papel mais difícil que tive que interpretar”.