Entretenimento

Há uma diferença enorme entre ‘rainha’ e ‘rainha consorte’; entenda tudo antes da coroação

Na verdade, existem muitos títulos de rainha, mas esposa do rei Charles terá apenas um deles

Rainha Elizabeth II e Camilla Parker Bowles. Foto: Reprodução Instagram

ANÚNCIO

Antes de falecer em setembro passado, a rainha Elizabeth II confirmou que queria que a esposa do príncipe Charles, a duquesa Camilla, se tornasse rainha consorte após sua ascensão ao trono.

ANÚNCIO

A falecida monarca não poderia ter deixado seu apoio mais claro com esta declaração: “É meu desejo sincero que, quando chegar a hora, Camilla seja conhecida como rainha consorte enquanto continua seu próprio serviço leal”.

Mas tudo isso ficou ainda mais complicado ultimamente, pois agora parece que Camila conseguiu o aval para ser chamada de “Rainha Camilla” - pelo menos, de acordo com o convite de coroação do rei Charles:

Para entender corretamente a magnitude do último título, é necessário saber que há uma enorme diferença entre uma rainha e uma rainha consorte. No site oficial da família real, eles explicam a diferença entre os dois títulos:

Rainha (reinante)

Uma rainha, ou rainha reinante, é uma monarca com a mesma posição que um rei, que reina sobre seu reino (neste caso, o Reino Unido) e tem poderes soberanos, militares e políticos.

Uma Rainha Consorte

Uma rainha consorte é a esposa de um rei reinante - neste caso, o rei Charles.

E afinal, qual a diferença entre os títulos?

Enquanto uma rainha consorte detém o equivalente feminino do(s) título(s) de seu marido e tem uma coroa extravagante só para ela, ela não compartilha a soberania do rei nem compartilha seus poderes políticos e militares. Além disso, para sua informação, o site da família real britânica observa que uma rainha consorte “é coroada com o rei, em uma cerimônia semelhante, mas mais simples”.

Leia também:

ANÚNCIO

Recomendado:

Tags


Últimas Notícias