Entretenimento

Dia da Visibilidade Trans: 5 cantores trans brasileiros para conhecer

Artistas passeiam por diversos gêneros musicais, do MPB ao pop

O dia 29 de janeiro é considerado o Dia da Visibilidade Trans no Brasil. Nesta mesma data, há 18 anos, aconteceu a primeira manifestação LGBTQIA+ para reivindicar direitos para essa população, em Brasília.

De lá para cá, muita coisa mudou. Pessoas trans e travestis começaram a entrar na pauta dos debates sociais, em diversas esferas da sociedade. Mesmo assim, ainda existe um caminho enorme a se percorrer: há 13 anos, o Brasil é o país com maior número de mortes de pessoas trans, segundo relatório da Transgender Europe (TGEU), que monitora dados globalmente.

Uma das mudanças que aconteceram ao longo dos últimos anos foi a forma como pessoas trans são vistas na mídia. O mercado de entretenimento começou a corrigir seu discurso e, pouco a pouco, essa população começou a se sentir representada com personagens de ficção e artistas da vida real.

Recomendados

Reunimos seis cantores e cantoras trans e travestis, brasileiros e brasileiras, para você conhecer e acompanhar não apenas nesta data, mas ao longo de todo o ano.

Liniker

A cantora e atriz começou a ganhar reconhecimento como vocalista da banda Liniker e os Caramelows, que começou em 2015 e foi encerrada em 2020. O grupo seguia o ritmo blues e black music e teve dois álbuns de estúdio, “Remonta” e “Goela Abaixo”. Agora, Liniker segue carreira solo, cantando MPB. Seu primeiro álbum se chama “Índigo Borboleta Anil”.

Ouça:

Nick Cruz

O cantor capixaba tem apenas 23 anos e já chama a atenção no pop nacional. Suas músicas são destinadas ao público jovem, com letras simples e divertidas. O primeiro single de Nick Cruz, “Me Sinto Bem”, foi lançado em 2019.

Ouça:

Linn da Quebrada

A artista vem ganhando ainda mais notoriedade após ter entrado para a 22ª temporada do Big Brother Brasil, na TV Globo. Seus primeiros trabalhos são de 2016, com singles como “Enviadescer” e “Talento”. Ela já tem dois álbuns de estúdio lançados, “Pajubá” e “Trava Línguas”. Linn da Quebrada canta funk e MPB, principalmente. Além de cantora, ela também é atriz.

Ouça:

Benjamín Damini

O artista começou sua carreira como ator, em “Malhação”. No ano passado, resolveu partir para o mundo da música também e lançou seu primeiro single, “Gela”. Tudo indica que Benjamín seguirá no estilo pop.

Ouça:

Urias

A cantora começou na moda e, após incentivo de Pabllo Vittar, se jogou no mundo da música também. Seu primeiro EP foi lançado em 2019, mas o primeiro álbum de Urias veio este ano: “Fúria”. O clipe de seu single “Diaba” venceu um prêmio de melhor direção de arte, no Berlin Music Video Awards.

Ouça:

LEIA TAMBÉM:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos