Entretenimento

Cantor Itamar Assumpção ganha estátua em São Paulo

Destaque da Vanguarda Paulista, homenagem será fixada no Centro Cultural Penha

Itamar Assumpção durante gravação no estúdio Transamérica (Foto: Reprodução/Museu Itamar Assumpção (itamarassumpcao.com))

Ícone da Vanguarda Paulista, o cantor, instrumentista e compositor Itamar Assumpção receberá uma estátua em sua homenagem em frente ao Centro Cultural Penha. O espaço fica no bairro homônimo da zona leste de São Paulo, onde o artista viveu por mais de 20 anos e desenvolveu sua carreira.

ANÚNCIO

Itamar Assumpção se inspirava em nomes como Jimmy Hendrix e Adoniran Barbosa, além da poesia de Paulo Leminski. Morreu em 2003, vítima de um câncer, aos 53 anos.

A obra, de 1,80 metros de altura, foi criada pelo artista plástico Leandro Junior e faz parte de um projeto da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo de espalhar estátuas de personalidades negras, construídas por escultores negros.

Recomendados

“É preciso atualizar a paisagem paulistana com mais rostos negros, mais estátuas e monumentos que tragam para as ruas outros nomes, tão importantes para a cidade quanto aqueles que já ocupam os espaços públicos há mais tempo”, afirma a secretária municipal de Cultura, Aline Torres.

A estátua se junta a outros quase 400 monumentos históricos espalhados pela cidade. A inauguração da estátua se dá na próxima quarta-feira (15), com uma missa na Igreja do Largo do Rosário, às 11h. Em seguida, ao meio-dia, haverá um cerimonial com a presença do cantor Gilberto Gil.

A celebração segue ao longo da tarde, com apresentações das Pastoras do Rosário e do Bloco da Micaela, performance de Anelis Assumpção e Rincon Sapiência e cortejo Ilú Oba de Min.

Em 2022, há previsão de inauguração de mais quatro estátuas de personalidades negras em São Paulo: Carolina Maria de Jesus, em Parelheiros; Geraldo Filme, na Barra Funda; Adhemar Ferreira da Silva, em Santana; e Deolinda Madre, na Liberdade.

LEIA TAMBÉM:

Tags

Últimas Notícias