Entretenimento

Expo da Consciência Negra em SP tem shows de Xande de Pilares, Leci Brandão e mais

Gratuita, feira acontece no Pavilhão do Anhembi neste fim de semana

A cidade de São Paulo está promovendo a 1ª Expo Internacional da Consciência Negra, feira que tem como objetivo expor talentos negros da cidade em diversas áreas.

O tema desta primeira edição é “São Paulo Farol Antirracista”. Xande Pilares, Leci Brandão, Rael, Rashid, Sandra de Sá e Dexter são alguns dos nomes que se destacam na programação de shows da feira.

A expo está dividida em cinco espaços: Cultura (com 35 stands), Empreendedorismo e Tecnologia (26), Mulheres Negras (25), Saúde (18) e Educação (16). Toda a cenografia foi produzida por profissionais do Carnaval paulistano, reunindo símbolos da África ancestral.

Recomendados

Entre os destaques da feira está a escultura principal na entrada: uma representação da Mãe África, com 10 metros de altura. O Espaço Saúde trará uma experiência sensorial, remetendo à medicina ancestral. Já no Espaço Educação, será recriado um cenário que remete à primeira universidade do mundo, datada de 860 a.C., Tombucto, na cidade do Mali.

Há ainda o Espaço Cultura, com cenografia inspirada no Theatro Municipal de São Paulo. Ele receberá apresentações de grupos e artistas de diversas linguagens artísticas, como circo, teatro, dança e literatura.

“A Cultura Negra é parte fundamental da cidade e também será fundamental para a retomada econômica da capital paulista. Nosso maior ganho em promover um evento de tamanha grandiosidade é mostrar para a população, que em sua maioria é composta por pessoas negras, que podemos ser qualquer coisa”, explica a secretária de Cultura da cidade de São Paulo, Aline Torres.

A 1ª Expo Internacional da Consciência Negra começa na próxima sexta-feira (19), fechado para autoridades e imprensa, e abre para o público no sábado (20) e domingo (21). O encerramento será na segunda-feira (22), exclusivo para visitações escolares.

Para comparecer à feira, é preciso confirmar a presença antecipadamente, através do site oficial do evento. A entrada é totalmente gratuita. É preciso apresentar comprovante de vacinação contra covid-19 ou teste negativo.

LEIA TAMBÉM:

Confira a programação cultural completa:

20/11 (sábado)

11h - Negror, com Sidney Santiago (teatro)

13h - Grazzi Brasil (show)

15h - Brasilidade - Muito prazer, as Iyálódes (desfile)

16h - Sarau das Pretas

17h - Cortejo Dionisío

18h - Xande de Pilares convida Leci Brandão (show)

19h - Rael convida Rashid, Drik Barbosa e Bixarte (show)

21/11 (domingo)

11h - Mac fly mob (dança)

13h - Ato Perene: O processo como obra - Cia Pé no Mundo (dança)

15h - Brasilidade - Muito prazer, as Iyálódes (desfile)

17h - Cortejo Dionisío

18h - Black Rio convida Carlos Dafé, com homenagem a Gerson King Combo (show)

19h - Sandra de Sá convida Dexter (show)

22/11 (segunda-feira)

14h - Circo Cattapum (circo)

16h - O Barulho de Todas as Noites (teatro infantil)

17h - Cortejo Dionisío

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos