Entretenimento

Príncipe Harry chega sem Meghan ao Reino Unido

Harry terá seu primeiro encontro com os membros da Família Real britânica após a entrevista bombástica à Oprah Winfrey. Meghan ficou nos Estados Unidos.

Harry terá seu primeiro encontro com os membros da Família Real britânica após a entrevista bombástica à Oprah Winfrey no funeral do avô, o Príncipe Philip. Meghan ficou nos Estados Unidos por recomendação médica.

O Príncipe Harry chegou no último domingo ao Reino Unido para participar do funeral do avô, o Príncipe Philip, que deve acontecer no sábado, 17. A informação foi divulgada pela revista People e pela Entertainment Tonight e confirmada pelo Palácio de Buckingham. «O duque de Sussex está planejando comparecer», disse um porta-voz real em uma entrevista coletiva, por People. O marido da Rainha Elizabeth faleceu aos 99 anos, no dia 9, no Castelo de Windsor.

Harry chegou pelo aeroporto de Heathrow e cumprirá a quarentena de 10 dias em uma das casas oficiais da Coroa, cumprindo as recomendações das autoridades de saúde britânicas. Porém, em caso de falecimento de um familiar, segundo as normas, as pessoas têm permissão para sair do isolamento para comparecer ao funeral dos seus entes queridos. 

Ainda em entrevista à People, o porta-voz disse que Meghan Markle não estará no funeral: «A duquesa de Sussex foi aconselhada por seu médico a não viajar. Portanto, somente o Duque estará presente”. Meghan está esperando o segundo filho do casal, uma menina que deve nascer a partir de junho, e ficou na Califórnia com Archie, que completa 2 anos em 6 de maio.

Recomendados

Leia mais sobre a Família Real britânica:

  1. Harry e Meghan anunciam primeira série com a Netflix
  2. Especialista em realeza revela quem fez comentário racista que enfureceu Meghan
  3. Biógrafo de Lady Di rebate revelações de Meghan sobre a Família Real
  4. Harry e Meghan Markle devem tirar licença após o nascimento da filha

Na semana passada, uma fonte disse ao tablóide britânico Daily Mail que «Harry fará absolutamente tudo para voltar ao Reino Unido e estar com sua família. Ele não vai querer nada mais do que estar lá para sua família, e particularmente sua avó, durante este período terrível. Meghan está obviamente grávida, então ela precisará seguir o conselho de seus médicos sobre se é seguro para ela viajar, mas eu acho que Harry definitivamente irá”.

O funeral do Príncipe Philip, o Duque de Edimburgo, acontecerá no Castelo de Windsor, na Capela de São Jorge. A lista de convidados é limitada a 30 pessoas devido às restrições sanitárias da pandemia e deve incluir membros imediatos da família de Philip: a Rainha Elizabeth, o Príncipe Charles, a Duquesa Camilla, o Príncipe Edward e a esposa Sophie, o Príncipe Andrew, a Princesa Anne, o Príncipe William e Kate Middleton.

A cerimônia fúnebre será transmitida ao vivo no Reino Unido. No dia do funeral, por volta das 11h (horário de Brasília), o caixão será movido em uma pequena procissão cerimonial da entrada do Castelo até a capela. Espera-se que membros da Família Real, incluindo o Príncipe Charles, caminhem atrás do caixão. A rainha seguirá separadamente e diretamente para a capela.

Como será a cerimônia?

Como divulgado na sexta-feira passada, 9, somente algumas horas após o falecimento do Duque de Edimburgo, o funeral não será um funeral de Estado, portanto não obedece aos ritos de funerais da realeza. O rito vem sendo tratado como um “funeral cerimonial” e que deve obedecer também às restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19 no Reino Unido. 

“Os funerais de estado geralmente são reservados apenas para o soberano. De acordo com o protocolo, como consorte da rainha, Philip será homenageado com um funeral real cerimonial, como a rainha-mãe foi em 2002”, explicou o comunicado divulgado pelo Colégio de Armas de Londres.

As autoridades prevêem que, nos próximos dias, milhares de pessoas devem se aglomerar em Londres e Windsor, inclusive acampando próximo aos dois palácios, como ocorreu em outras cerimônias da Família Real. Por esse motivo, o comunicado sobre como seria o funeral saiu apenas algumas horas depois do falecimento do Duque de Edimburgo. 

O cerimonial do funeral devem ser chancelados pela Rainha, mas reflete o desejo do Duque de Edimburgo de uma cerimônia particular. «Embora este seja naturalmente um momento de tristeza e luto para a família real e para muitos outros que conheceram e admiraram o Duque de Edimburgo, espera-se que os próximos dias também sejam vistos como uma oportunidade para celebrar uma vida notável: Notável ambos em termos de sua vasta contribuição e legado duradouro «, disse um porta-voz do Palácio de Buckingham.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos