Entretenimento

Mapa interativo mostra onde ficava a sua cidade natal milhões de anos atrás

A Terra está em constante mudança: suas placas tectônicas se movem e as massas de terra se separam ou ficam submersas sob os oceanos.

Agora, graças à tecnologia, é possível ver como a sua cidade natal mudou ao longo dos últimos 750 milhões de anos.

Um mapa interativo criado pelo paleontólogo americano Ian Webster permite que você entre em sua cidade natal e selecione um período de tempo de até 750 milhões de anos atrás, ou seja: cerca de 150 milhões de anos antes do surgimento dos animais multicelulares. Ao acessá-lo, muitas pessoas descobrem que suas cidades não estão exatamente onde esperavam.

Recomendados

Ao passar por diferentes períodos de tempo, você pode ver como os primeiros continentes se moveram juntos para formar o supercontinente Pangéia há cerca de 335 milhões de anos, antes de se separarem há cerca de 175 milhões de anos. Você também pode pular para diferentes períodos de tempo, como o Cretáceo, quando os dinossauros vagavam pela Terra ou quando os animais começaram a dar seus primeiros passos na Terra.

É surpreendente saber que as plantas com flores evoluíram pela primeira vez há cerca de 130 milhões de anos, o que significa que os animais terrestres vagaram pelo globo por cerca de 670 milhões de anos antes de verem uma única flor.

O mapa utiliza o ‘GPlates’, um software para visualização de placas tectônicas, assim como dados de mapas. Seu criador espera que o mapa fascine e surpreenda aqueles que o usam. Por exemplo: você sabia que o estado americano da Flórida costumava ser submerso e que os Estados Unidos já foram divididos por um mar raso?

«Isso mostra que nosso ambiente é dinâmico e pode mudar», declarou Webster à CNN. «A história da Terra é mais longa do que podemos conceber e o arranjo atual de placas tectônicas e continentes é um acidente do tempo. Será muito diferente no futuro e a Terra pode sobreviver a todos nós.» – Conclui o paleontólogo.

Para acessar o mapa interativo, clique aqui: https://dinosaurpictures.org/ancient-earth#120

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos