Entretenimento

Coleção de Johannes Vermeer ganha mostra on-line do Google

Espalhadas pelo mundo, 36 obras do artista holandês são reunidas pelo Google Arts & Culture em retrospectiva virtual

Um dos mais intrigantes artistas holandeses tem sua obra compilada pela primeira vez no espaço digital.

Em parceria com 18 museus de 7 países, o Google Arts & Culture colocou no ar uma exposição virtual com todas as 36 pinturas de que se tem notícia de Johannes Vermeer (1632-1675), autor da célebre “Moça com o Brinco de Pérola”, considerada a “Mona Lisa” do norte europeu.

Não é difícil encontrar os quadros do artista pela internet. O verbete dele na Wikipedia, inclusive, reúne essas reproduções. O diferencial do projeto “Meet Vermeer” (conheça Vermeer, em tradução livre), no entanto, está em se valer de tecnologias descoladas para mergulhar nas propostas artísticas do holandês com linguagem acessível ao público do século 21 – tudo com curadoria do museu Mauritshuis, detentor do maior acervo da Era de Ouro da pintura holandesa.

Recomendados

Leia mais:
Carta de Einstein dizendo que Deus é “produto da fraqueza humana” vai a leilão
Clássica novela A Usurpadora ganhará reedição como série

Ao acessar o site artsandculture.google.com/project/vermeer, é possível percorrer uma galeria fictícia na qual os quadros de Vermeer são colocados lado a lado, sempre com informações detalhadas. Quem tiver acesso a dispositivos de realidade aumentada consegue fazer o passeio em uma perspectiva ainda mais palpável, em 3D.

O portal traz ainda uma série de textos com curiosidades sobre Vermeer, cuja biografia é pouco detalhada pelos historiadores da arte.

Esse fator dialoga com a própria aura de mistério presente nos personagens retratados pelo artista, ressaltados por um exímio domínio da luz que deixa espaço para as interpretações de quem vê as telas.

Youtubers focados em artes revelam aspectos distintos sobre o holandês, que vão do contexto histórico em que viveu às técnicas e tipo de pigmentos que usava.

Há ainda toda uma seção dedicada a “Moça com Brinco de Pérola”, popularizado com o filme homônimo de Peter Webber e estrelado por Scarlett Johansson, em 2003.

Por meio de ferramentas como zoom e raio-x, são apontados detalhes capturados por uma câmera em Ultra HD que enriquecem as possíveis leituras da obra, transformando o passeio virtual em uma verdadeira aula de arte.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos