Esse é o título do guia recém-lançado pelo grupo Carona a Pé, que tem como objetivo refletir sobre a importância de ir a pé para a escola e sobre o que uma cidade precisa para ser caminhável, segura, gentil e acessível.
O Carona a Pé existe desde 2015, sensibilizando e capacitando a comunidade escolar que mora próxima para percorrer junta o trajeto de ida e volta da escola em pequenos grupos, em um horário pré-estabelecido, seguindo uma rota determinada. O propósito é estimular crianças e suas famílias a usufruírem o espaço urbano e construírem uma nova relação com a cidade onde vivem.
Em formato digital, e com recursos de acessibilidade, o guia está disponível para acesso e download gratuito no site da Fundação Grupo VW (www.fundacaogrupovw.org.br/materiais-educativos/), que apoia o projeto. É um guia não só para estudantes, mas também para educadores, gestores escolares e todos os cidadãos que reconhecem a necessidade de melhorar as cidades brasileiras.
Recomendados
Gari devolve Iphone ao dono após encontrar o aparelho no chão
Litoral de São Paulo registrou sensação de calor de 47ºC, diz Climatempo
Já ouviu falar de ansiedade climática?
Filas duplas nas portas das escolas, com carros soltando emissões poluentes, pessoas estressadas, muita buzina e desrespeito não são, convenhamos, exemplos bacanas para formar as novas gerações.
O convite à mobilidade ativa pode começar desde cedo, na primeira infância, formando valores como empatia e respeito ao próximo, diversidade, cidadania e segurança. “O espaço público é rico, diverso e de todos. É circulando pelas ruas que boas perguntas e reflexões surgirão, principalmente do que não está bom e poderia melhorar”, diz Carolina Padilha, fundadora do Carona a Pé.
Renata Morettin, sócia-fundadora do Carona a Pé, conta que pensar o guia no contexto da pandemia, com a necessidade de isolamento, foi um desafio e tanto. “Por outro lado, depois de vivermos meses de pouca circulação, ficou evidente como os locais de convívio social e o contato com elementos da natureza são importantes e necessários para a saúde física e mental e o quanto é urgente pensar em uma cidade mais acessível e segura para todos”, afirma.
Em 97 páginas, o guia traz exemplos concretos, chamados de “Pílulas de Ação”, e sugestões para a elaboração de atividades pedagógicas com os alunos. “Mobilidade urbana é muito mais do que ir e vir. Acessibilidade, desenvolvimento sustentável, inclusão social, segurança viária, cidadania, eficiência na circulação pelas cidades… Esses são alguns dos princípios universais que estão vinculados ao tema, que é uma das causas de atuação da Fundação, e podem transformar significativamente o futuro das cidades”, afirma Vitor Hugo Neia, diretor da Fundação Grupo Volkswagen.