Colunistas

Dicas para uma alimentação saudável na segunda quarentena

Praguejar não vem ao caso. O fato é: quem não trabalha nos serviços essenciais deve ficar em casa para conter a transmissão do coronavírus. Home office, filhos em casa… e comer saudável é mais um desafio.

ANÚNCIO

Mas a nutricionista clínica Mariana Della Torre, especialista em Medicina do Estilo de Vida, vai nos ajudar a ter uma alimentação saudável no isolamento.

“Se planejar e ter alimentos saudáveis em casa é fundamental. Se não, quando a fome vem, acabamos comendo qualquer coisa.” Confira as sugestões da nutricionista.

Recomendados

Planeje as refeições principais. Faça almoço suficiente para dois dias e aposte em opções práticas no jantar, como tortas integrais, sopas e saladas.

Escolha um dia da semana para comprar produtos frescos (frutas e legumes) e para cozinhar e congelar a comida em porções.

Compre vegetais lavados, picados e higienizados ou higienize e seque as hortaliças antes de guardar.

Pique, escalde e congele os legumes para refogados: picar, escaldar e congelar. “O congelamento preserva os nutrientes.”

Prepare o tempero para refogar a comida. Triture a cebola com alho e um pouco de azeite e guarde na geladeira.

Congele frutas picadas: banana, manga, goiaba, frutas vermelhas. Você pode comer pura ou bater no liquidificador, fazendo um sorvete saudável ou shake.

Tenha à mão lanches fáceis e saudáveis: pipoca (feita na panela, com pouco óleo e pouco sal), coco fresco ou na forma de chips, castanhas, soja torrada, milho assado, frutas desidratadas, cenoura e pepino em palito, tomate cereja.

Comece as refeições pela salada ou reserve metade do prato para verduras e legumes coloridos.

Hidrate-se bem. Logo de manhã, encha uma garrafa grande com água e deixe na mesa de trabalho.

Não estoque produtos ultraprocessados, como doce, sorvete, biscoito e salgadinho de pacote. A gente come o que tem em casa.
Tentar fazer doces caseiros, cozinhar com a família, ou comprar pequenas quantidades e porções individuais.

Evite dietas muito restritivas e mirabolantes. Nosso organismo precisa do equilíbrio entre todos os nutrientes para estar saudável e para manter o sistema imunológico ativo.


Siga nas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube | Biolinky

Colunas anteriores:
Felicidade em tempos difíceis
Cultivar o equilíbrio emocional ajuda a lidar melhor com a pandemia

Tags

Últimas Notícias