Colunistas

6 a cada 10 crianças têm dificuldade para experimentar novos alimentos

Uma pesquisa feita pela Danone Nutrícia mostrou que 6 a cada 10 crianças de até 10 anos têm dificuldade em experimentar novos alimentos e mais da metade delas (53%) se recusa a comer ou come em pouca quantidade. O levantamento, que ouviu famílias de diferentes regiões do país, revelou que uma das grandes preocupações dos pais é que a má alimentação afete o desenvolvimento de seus filhos.

ANÚNCIO

“Muitas vezes, a criança mantém seu crescimento adequado, mas começa a apresentar déficit de vitaminas e minerais, e isso pode ser percebido nos cabelos, unhas quebradiças e na dificuldade nas atividades escolares”, explica a nutricionista Fernanda Brunacci. Além da má nutrição, anemia e obesidade são outros problemas que podem surgir devido à falta de nutrientes ou ao excesso de alimentos calóricos e pouco nutritivos no dia a dia dos pequenos.

Segundo a pesquisa, 46% dos entrevistados avaliam a rotina dos filhos como equilibrada quando eles experimentam novos alimentos, 44% quando mantêm bom apetite, 43% quando realizam pelo menos quatro refeições ao dia e 38% quando comem toda a comida do prato.

Fernanda explica que é comum que as crianças resistam a certos alimentos e até rejeitem algo que já consumiam, o que pode ocorrer a partir dos dois anos de idade. Para saber se a criança de fato desenvolveu uma seletividade ou se é apenas uma fase que vai passar, a nutricionista sugere observar os seguintes aspectos na criança:

  1. Recusa a qualquer alimento de um determinado grupo alimentar (por exemplo, frutas).
  2. Alimentação restrita a apenas 10 ou 15 alimentos.
  3. Demonstração de ânsia ou mesmo vômito durante a tentativa de ingestão.
  4. Fazer birra para se alimentar.

“É difícil afirmar qual motivo leva a criança a desenvolver seletividade, já que muitas vezes é um conjunto de fatores. O próprio processo de desenvolvimento pode levar a criança a não tolerar um alimento, por exemplo”, afirma a nutricionista. Mas é importante estar atento.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias