Colunistas

Grampos telefônicos chegam aos milhões no País

Claudio-Humberto-colunista-grande-twitter300O presidente da operadora Vivo, Eduardo Navarro, fez uma revelação chocante, esta semana, durante o Painel do Telebrasil, que reuniu em Brasília operadoras e indústria de telecomunicações e autoridades. No país da bisbilhotice, só a Vivo recebe 2 milhões de notificações judiciais por ano, a maioria para escutas telefônicas ou para fornecer listas de telefonemas, com números e duração, em casos de quebra de sigilo.

ANÚNCIO

Recordista mundial

Se uma única operadora recebeu 2 milhões de notificações judiciais para bisbilhotar telefones, o Brasil pode ser o recordista mundial.

Quantidade modesta

Nos Estados Unidos, onde o combate ao crime não tem tréguas, foram 4.148 escutas autorizadas pela Justiça em todo ano de 2015.

Direitos respeitados

Nos EUA, os grampos não são freqüentes em razão do respeito aos direitos e às garantias individuais, que para os americanos são sagrados.

ANÚNCIO

Os números do grampo

A Justiça Federal dos EUA autorizou 1.403 grampos telefônicos em todo o país, em 2015. Menos que a soma das justiças estaduais: 2.745.

Deputados ameaçam retirar apoio a Maia

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), adiou a votação da anistia ao “Caixa 2” de campanha, projeto que beneficiaria muitos políticos enrolados na Lava Jato, após grande pressão popular. Aliados como PSDB, PMDB, PRB e até o PT ameaçam não apoiá-lo mais na briga pela reeleição à presidência da Casa. Atualmente a reeleição é proibida pela Constituição e pelo regimento da Câmara. Para mudar a regra, Maia vai precisar aprovar uma PEC no Congresso.

Precisa de votosCaptura de Tela 2016-11-24 às 21.28.50

Para aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição é necessária maioria de 3/5 de parlamentares, na Câmara e no Senado.

Condição para apoio

A anistia ao “Caixa 2” foi condição primordial – e pluripartidária – para o apoio da maioria dos deputados à eventual reeleição de Rodrigo Maia.

Aliado inusitado

Até mesmo o PT de Lula e Dilma, enrolado na Lava Jato, prometia apoio à reeleição de Maia, caso a anistia fosse aprovada na Câmara.

Governador acusa Asfor

O governador do Amazonas, José Melo, vai denunciar ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o advogado e ex-ministro do STJ Cesar Asfor Rocha, que estaria pressionando o presidente do TSE, Gilmar Mendes, a acelerar o julgamento do seu pedido de cassação.

Jogo de interesses

O senador Eduardo Braga (PMDB), que foi derrotado pelo governador José Melo nas urnas, estaria por trás da pressão para o TSE acelerar o julgamento do caso. A pressão foi confirmada por alta fonte do TSE.

Porta dos fundos

Para evitar constrangimentos, o líder tucano, Antônio Imbassahy (BA), saiu de fininho do plenário da Câmara após o adiamento da votação de anistia ao “Caixa 2”. Parte da bancada do PSDB é contra a anistia.

Saiu barato para Rondó

O diplomata e militante petista Milton Rondó, que usou a estrutura do Itamaraty para espalhar, sem autorização, lorotas sobre “golpe” etc, foi punido apenas com “advertência” pelo corregedor do Itamaraty.

Fosso fundo

“A Câmara não pode aumentar o fosso entre o Parlamento e a sociedade”, diz o deputado Betinho Gomes (PSDB-PE) sobre a votação da anistia ao Caixa 2. “Não ajuda a superar a crise política.”

Afinados

O deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) caminha para tentar a eleição ao Senado, em 2018. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), vai ajudar a aliança com o PMDB e a eleição de Jarbas.

Ranking de profissões

Pesquisa O&P Brasil mostra: jornalistas ocupam o 5º lugar no ranking de confiança da população do Distrito Federal, à frente de pastores. Em primeiro lugar estão professores e médicos. Políticos são os últimos.

Comparação

Com população de 2,9 milhões de habitantes, o Distrito Federal tem um orçamento anual de mais de R$ 31 bilhões, praticamente o mesmo do município de São Paulo, com seus 11,3 milhões de habitantes.

Pergunta no PT

A oposição não barrou a possibilidade de familiares de políticos repatriarem recursos do exterior por má-fé cínica ou obtusidade córnea?

Captura de Tela 2016-11-24 às 21.12.37

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias