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Entendendo o consumidor

João Faria colunista grande twitterNa comunicação do varejo é necessário oferecer, com muita rapidez, respostas e facilidades para conquistar os consumidores. É preciso entender bem os desejos dos clientes para criar estratégias de marketing eficientes e inovadoras. Eandres Aguiar, executivo de marketing da marca EXTRA, conversa com a coluna.

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Como entender o consumidor?

Acompanhamos toda a jornada do consumidor. Temos esse entendimento através das pesquisas junto aos institutos, com os nossos dados internos e – o que também é importante – na mais de 30 milhões de transações que acontecem em nossas lojas e nos revelam importantes indicadores. E ainda o nosso programa de fidelidade. Ficamos sempre atentos às tendências e mudanças do consumidor. Estamos focados em manter o poder de compra dos nossos clientes, eles querem uma maior economia e é justamente aí que começa o nosso trabalho.

Eandres Aguiar

Com negociações muito fortes e parceria com a indústria. Primeiro lançamos o “1,2,3 Passos da Economia Extra”, com mais de mil produtos para atender nossos clientes. A ação consiste em proporcionar descontos progressivos. Quanto mais produtos o cliente comprar, maior será a economia: na compra de uma 1 unidade participante, o cliente ganha 20% de desconto; na compra de 2 unidades iguais, ele ganha 50% de desconto na segunda unidade; e, na compra de 3 unidades, o cliente paga 2 e leva 1 grátis. Quando o consumidor encontra uma boa oferta ele está disposto a levar mais, entretanto, ainda que ele queira levar um único produto dentre os selecionados, já tem 20% de desconto. Quem escolhe a forma de economizar é o consumidor.

Que outras ações a marca vem fazendo?

Em seguida lançamos “O Mais Barato”, onde ofertamos os 300 produtos mais baratos do mercado. A nossa área comercial negocia para levar aos nossos clientes um produto com o menor preço. Não são marcas líderes, mas garantimos ter entre esses 300 itens os produtos que são os mais baratos do mercado.  E tem ainda a “Hiper Feira”, voltado para área de perecíveis. O Extra foi pioneiro em ter um dia da semana onde os consumidores pudessem encontrar frutas, legumes e verduras mais baratos: a “Quarta Extra”. Agora o “Hiper Feira” democratizou os demais dias da semana para quem não pode aproveitar na quarta-feira.

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E com os produtos eletrônicos?

Além de preços competitivos, oferecemos facilidades para o plano de parcelamento. Possivelmente somos a marca que mais dá prazo para esse tipo de compra através do cartão Extra.

João Faria é jornalista e sócio-diretor da Agência Cidadã

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