Colunistas

A faxineira faltou? Hum… então vá ao restaurante!

colunista  marcos-silvestreHoje não. Aconteceu ainda esta semana: na última terça, aguardávamos nossa (excelente!) faxineira, a melhor profissional do ramo que já trabalhou conosco. Seja porque se trata de pessoa muito agradável, seja porque deixa nossa casa um verdadeiro brinco, é com alegria que esperamos a Rose toda semana. Mas… daí vem a mensagem no celular: hoje ela não pode vir. Uma pena… O que fazer com a bagunça?

ANÚNCIO

Baita ajuda! Manter uma casa (com crianças pequenas) limpa, em ordem, com a molecada arrumada e bem alimentada, não é algo exatamente trivial para quem trabalha com a intensidade que eu e minha companheira ponta firme pau-pra-toda-obra Luciane trabalhamos. A gente pode pagar uma faxineira uma vez por semana, e damos graças a Deus por essa conveniência. Tem muita gente que, com os mesmos desafios (ou piores!), não pode contratar uma providencial ajuda destas. Então, ficamos muito alegres quando a Rose vem. Só que… quando ela falta… a alegria não é menor, não! Loucos? Não, peraí.

Verba. Temos planejado para a faxineira, em nosso orçamento familiar, o valor de R$ 120,00 para uma diária por semana (ela vem toda terça). Quando a Rose falta, ficamos sem o benefício da sua ajuda, mas… sobram R$ 120,00! E isso dá direitinho para um almoço rodízio no nosso restaurante japonês preferido, lá perto de casa. Pois com dinheiro é assim, é toma lá, dá cá! Não gastou com uma coisa que estava prevista, pode gastar absolutamente sem dó com outra que lhe dê igual qualidade de vida!

Trocas. Que tal… fazer você mesmo os cartões e ovos de Páscoa? Depois dá para comprar aquela roupinha legal! Se você tem habilidade, pode fazer pé e mão em casa… e dá-lhe mais roupinhas lindas! Lavar e passar suas próprias camisas em casa pode economizar uma boa grana com lavanderia… Grana que pode depois ser usada para comprar novas camisas! É… com dinheiro é assim: senão isto, aquilo!

Toma lá… Você está disposto a (aprender a) pintar as paredes da própria casa? Dê-se de presente uma viagenzinha esperta como recompensa! Propõe-se a trocar lâmpadas e fazer pequenos consertos sem ter de chamar um especialista? Compre-se um livro ou CD legal! Concorda em cozinhar a própria comida para levar de marmita nos dias de semana, salvando tíquetes-refeição (se tiver)? Arrase naquele jantar a dois (regado a um bom vinho) no fim de semana. É… a vida financeira é assim: é toma lá, dá cá!

Economista com MBA em Finanças (USP), orientador de famílias e educador em empresas, é colunista da BANDNEWS FM e fundador da SOBREDinheiro. Diretor do site www.oplanodavirada.com.br, da EKNOWMIX Consultores Integrados e da TECHIS SA.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias