Colunistas

Josué, a novidade das eleições

carlos-lindenbergDo ex-ministro Pimenta da Veiga (PSDB), espera-se um comportamento vigoroso, sustentado no trabalho de vários governos tucanos. Do também ex-ministro Fernando Pimentel (PT), pode-se esperar uma campanha audaz, com proposta de mudanças. Do ex-governador Antônio Anastasia (PSDB), é justo que se espere uma campanha de tom sereno e ancorada nas suas realizações de governo. Mas o que esperar do empresário Josué Gomes da Silva, que faz sua estreia na política e se propõe a disputar uma cadeira no Senado? Nada e muito ao mesmo tempo. Nada porque quem vai definir se Josué será candidato ou não é a convenção do PMDB. Se depender da vontade do partido, será. E se será senador, só as urnas dirão. Mas o que parece destacável é que o filho do ex-vice-presidente José Alencar tem tudo para mostrar um discurso novo e uma postura também nova numa campanha que, de novo, genuinamente, só existe ele – a menos que o PSB surpreenda e apresente nomes novos para a sucessão. De forma que é certamente grande a expectativa, sobretudo nas elites políticas e econômicas, que provoca a candidatura de Josué,  mais conhecido por ser filho de José Alencar e pela experiência empresarial do que pela atividade política.

Quem o conhece sabe que do pai ele herdou, além de um império têxtil, a determinação com o que faz. E que tem lado. Josué, embora não tenha aceito o convite da presidente Dilma para ser o ministro do Desenvolvimento Econômico – assim como o pai recusou o convite do então presidente Fernando Henrique para ser ministro da Indústria e Comércio –, não esconde que fez opção por um projeto político, ainda que também por reconhecimento à solidariedade ao ex-presidente Lula. E aí está o problema. Josué, recém-chegado na política, vai bater-chapa com o mais que conhecido ex-governador Antônio Anastasia. Uma luta dura, mas certamente à altura dos dois. Há quem lamente que estará em disputa apenas uma vaga para o Senado.

Carlos Lindenberg é jornalista, colunista do Metro Jornal e comentarista da TV Band Minas. Escreve no Metro Belo Horizonte.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos