Quatro anos após seu lançamento, o PS5 finalmente conseguiu destronar seu antecessor em uma das métricas mais importantes da Sony: o número de usuários ativos mensais. De acordo com a última apresentação de resultados da empresa, o console de última geração ultrapassou o PS4 neste indicador-chave pela primeira vez. E a batalha não foi fácil.
Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp
O número exato é um mistério, mas o número oficial revelado pela Sony fala em 49 milhões de usuários ativos mensais no PS4 e no PS5 até 30 de abril de 2024.
No entanto, o gráfico que acompanha o relatório deixa claro que a balança já pendeu a favor do PS5, consolidando sua liderança na atual geração de consoles.
Das Prateleiras Vazias ao Domínio Total
O motivo pelo qual o PS5 demorou tanto para superar o PS4 tem uma explicação muito clara: o caos inicial causado pela falta de estoque. Durante seus primeiros anos, adquirir um PS5 era como caçar um Pokémon lendário — ele podia aparecer, mas exigia paciência (e sorte).
Somado a isso, muitos dos títulos mais aguardados ainda estavam sendo lançados para ambos os consoles, o que desencorajou a troca imediata.
Agora, com mais exclusivos de última geração, diferentes versões de hardware e mais inventário disponível, a história é diferente. E os dados comprovam isso: não só há mais usuários, como eles também estão gastando mais em acessórios, serviços e conteúdo digital.
E o que vem a seguir?
Durante a mesma apresentação, a Sony também falou sobre o futuro. Embora não esteja pronta para adotar totalmente a nuvem, a empresa reconhece que a execução local de jogos continua sendo uma opção popular.
LEIA TAMBÉM:
De volta aos clássicos? Chega um smartphone com teclado QWERTY e tela estilo BlackBerry
Dragon Ball Super continua em pausa enquanto Toyotaro cria mangá original
Eles também expressaram entusiasmo pelo lançamento de Marathon, desenvolvido pela Bungie, deixando claro que têm mais confiança neste projeto do que em Concord. Então, sim: o PS5 demorou um pouco para engatar, mas já está avançando a todo vapor, deixando o PS4 cada vez mais para trás.

